Clube gaiense dá sinal de ecletismo e tem uma academia de combate após parceria
Corpo do artigo
O Clube Futebol de Perosinho deu um passo de clara modernidade e no ano passado abriu a secção de kickboxing, modalidade em franca expansão num emblema talhado para o desporto-rei e com grande tradição nos campeonatos da Associação de Futebol do Porto. A secção surgiu depois de uma parceria entre o clube e a Academia de Combate de Gaia, liderada por Jorge Cardoso, responsável pelo projeto.
Para a história, entretanto, já ficaram os títulos de campeões nacionais conquistados na época passada, quando foram organizados no complexo desportivo do C.F. Perosinho os campeonatos nacionais de kickboxing. A isso junta-se um crescente número de atletas a experimentar a modalidade e já capazes de demonstrar boas capacidades para vencer combates.
O interesse de Jorge Cardoso em treinar crianças nasceu depois de um incentivo, em forma de brincadeira, da filha: "Estávamos no shopping e ela, do nada, pára à minha frente e começa a imitar alguns movimentos meus. Depois disso comecei a treiná-la e cativei os mais jovens", recorda o treinador.
O intuito é incentivar "a confiança e a prática de uma atividade física" a algumas crianças que possam viver em famílias mais sedentárias. O mestre, contudo, alerta que o kickboxing nunca deve ser praticado fora da academia. "Temos como objetivo aprender a defender-nos e não nos tornarmos agressores", destaca Jorge Cardoso. O treinador acrescenta ainda que qualquer aluno seu que use as práticas fora da academia "será expulso".
Na opinião do mestre, o kickboxing pode ser também uma boa oportunidade para as crianças sentirem que vale a pena lutar por objetivos ao longo da vida, além de ganharem hábitos de disciplina: "Acho importante formar estes jovens e aqui têm a oportunidade de entrar na competição. Se ganharem têm o bom exemplo de que o trabalho e o esforço dão frutos".
Por último, o mestre da Perosinho Kickboxing Team refere ainda que esta arte marcial vai para além de uma atividade física para crianças ou adolescentes. "Tenho alunos de 52 anos", sublinha, explicando que os objetivos podem ser diferentes em função do perfil do praticante, seja para "a perda de peso, a descarga emocional ou apenas a diversão".
Bilhete
de identidade
Nome: Academia de Combate C.F. Perosinho
Fundação: 1 Junho de 2021
Atletas na formação: 90
Os atletas
Rafael Gonçalves, 13 anos
"Vim experimentar por causa do meu primo e sinto que melhorei imenso a nível físico. Mas ainda pretendo melhorar muito mais"
Mara Cardoso, 7 anos
"Pratico kickboxing há dois anos. Comecei com o meu pai e gosto bastante dos treinos e também de brincar aqui na academia com os meus colegas"
Francisca Ferreira, 14 anos
"Pratico a modalidade desde os cinco anos. Optei pelas artes marciais para treinar os meus níveis de concentração e estou a gostar muito"