O Peru renunciou acolher o rali todo-o-terreno Dakar2016, que deveria partir de Lima em janeiro, devido ao fenómeno climático "El Niño", segundo um comunicado do Ministério do Comércio Externo.
Corpo do artigo
"Devido aos efeitos [provocados pelo El Niño] sobre a população, decidimos anular a nossa participação nos eventos automobilísticos Dakar Series 2015 e rali Dakar2016", explicou o governo peruano.
A edição de 2016 do rali deveria arrancar em Lima, a 3 de janeiro, e terminar em Rosário, na Argentina, dia 16, depois de uma passagem em Salta, no sopé da Cordilheira dos Andes.
"Todas as equipas organizadoras do Dakar já estão a trabalhar arduamente para construir uma rota alternativa, em termos desportivos e também em termos de segurança, na Argentina e na Bolívia. A rota final será revelada durante a segunda quinzena de setembro", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da competição.
"El Niño" é um fenómeno meteorológico que ocorre com intervalos de quatro ou cinco anos, sem ter um ciclo regular, e começa com um aumento da temperatura na superfície do Oceano Pacífico.
Na década passada, o "El Niño" causou grande devastação e perda de vidas em cheias no Equador e Peru, e teve um significativo impacto climático na maior parte do continente americano, embora os seus efeitos se tenham feito sentir quase em todo o mundo.