É mais um incentivo para o tetracampeão europeu, Fernando Pimenta, superar o desgosto de estar impossibilitado de competir em K1 1000m no Jogos Olímpicos de Londres: um grupo de amigos e familiares criou uma petição online onde pede a participação do canoísta na sua variante preferida.
Corpo do artigo
É mais um incentivo para o tetracampeão europeu, Fernando Pimenta, superar o desgosto de estar impossibilitado de competir em K1 1000m no Jogos Olímpicos de Londres: um grupo de amigos e familiares criou uma petição online onde pede a participação do canoísta na sua variante preferida. O atleta, recorde-se, conseguiu a qualificação, já no ano passado, no Mundial da Hungria, mas não irá competir em K1, por imposição da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), que alega que as provas de K1 e K2 são no mesmo dia e o atleta tem de se concentrar apenas numa delas. "Se calhar, não adianta nada, mas serve, pelo menos, para mostrar que não estou sozinho", reage Fernando Pimenta, que diz não ter sido ouvido em todo o processo: "No primeiro dia de estágio, comunicaram-me que ia competir apenas em K2. Trabalhei quatro anos para estar em K1, onde tinha boas chances de chegar à final e a uma medalha. Era o coroar de um sonho". O intervalo de 40 minutos entre as provas seria suficiente, segundo Fernando Pimenta, para recuperar o esforço: "Conseguia competir nas duas, mas não me deram essa hipótese. Já estive triste, mas há que levantar a cabeça e honrar as pessoas que me estão a apoiar".
Fernando Pimenta fará, assim, dupla com Emanuel Silva em K2. "Também podemos chegar a uma medalha", garante, mostrando-se seguro de que não será alvo de nenhum castigo por parte da FPC: "Não acredito que me castiguem apenas por expressar os meus sentimentos".