Campeão olímpico passou facilmente à final do triplo salto, que se realiza na terça-feira, numa qualificação em que Tiago Pereira também esteve em foco
Corpo do artigo
No terceiro dia dos Europeus de atletismo que decorrem em Roma, Pedro Pichardo mostrou-se em boa forma, passando facilmente à final do triplo salto com a marca de 17,48 metros.
O campeão olímpico só fez pior do que o espanhol Díaz Fortun (17,52 metros), numa qualificação em que o português Tiago Pereira também se apurou, com o quarto melhor salto (16,83 metros). A final será realizada na terça-feira à noite, a partir das 19.55 horas, esperando-se que Pichardo lute pelo ouro, com Pereira também de olho numa possível medalha.
Num dia em que Liliana Cá subiu ao pódio do Estádio Olímpico da capital italiana para receber o bronze que ganhou, na véspera, na final do lançamento do disco, a jornada também foi boa para as cores lusas nas provas masculina e feminina de 400 metros barreiras, com apuramentos de Mikael de Jesus (49,41 segundos) e de Fatoumata Diallo (55,81 segundos) para as meias-finais.
Salomé Afonso ficou no oitavo lugar na final dos 1500 metros, com o tempo de 4.06,80 minutos, e a má notícia para Portugal surgiu nos 400 metros, com João Coelho a falhar a qualificação para a final por apenas oito centésimas: foi nono entre os 24 semi-finalistas, com a marca de 45,36 segundos. Omar Elkhatib também foi eliminado, terminando com o 16.º melhor tempo (45,65 segundos).