A equipa luso-moçambicana Korridas, composta pelos pilotos João Rebelo Martins, Bruno Campos e Marcos Rodrigues, ao volante de um VW Golf, voltou a vencer no SAES (Campeonato Sul Africano de Endurace), nas 4 Horas de Kyalami, no regresso à competição no mais emblemático circuito de todo o continente africano.
Corpo do artigo
Nem tudo foram rosas para a equipa, que nos treinos livre, realizados na passada quinta-feira, viu o carro ficar muito tempo na boxe por causa do mapa do motor e da pressão do turbo para, de seguida, se ter partido o escape.
Nos treinos livres de sexta-feira pequenos problemas de afinação continuaram a aparecer, mas sem que isso fizesse desanimar os homens do VW Golf.
Na qualificação, 10 minutos por piloto, ditando o tempo a média do melhor tempo de cada um, o 4º lugar na Classe e o 31º na geral, em 40 automóveis, era o melhor que conseguiam fazer.
O warm, exclusivamente com Rebelo Martins (piloto de Oliveira de Azeméis) ao volante e com uma alteração de setup, foi profícuo e o piloto português foi o escolhido pela equipa para fazer a partida e rapidamente foi ganhando posições, até ser primeiro da classe e 24º da geral.
Marcos Rodrigues, o segundo ao volante do Golf, levou o carro até à 22ª posição da geral, posição que foi mantida por Bruno Campos e, a terminar, novamente João Rebelo Martins. O piloto cruzou a meta e fez a volta de consagração com a bandeira portuguesa na mão, agradecendo, dessa forma, à maior comunidade estrangeira na África da Sul, a portuguesa.
No final, João Rebelo Martins referiu ter sido sido “uma prova dura, muito desafiante e muito divertida. As primeiras voltas foram de loucos, com muitas ultrapassagens e disputas, quer com Turismos, Protótipos e os Cobra V8”.