O piloto João Rebelo Martins fará equipa com Bruno Campos e Marcos Rodrigues, a bordo de um VW Golf 7R Turbo, na prova 9 Horas de Kyalami, clássica prova sul africana, que vai decorrer nos dias 15 e 16 de Dezembro.
Corpo do artigo
Bruno Campos e Marcos Rodrigues são dois pilotos moçambicanos e titulares da equipa Korridas. Nesta última prova do Campeonato Sul Africano de Resistência, com uma corrida ainda mais longa, convidaram João Rebelo Martins. Na última prova, as 4 Horas de Zwartkops Raveway, a dupla moçambicana conseguiu o terceiro lugar.
João Rebelo Martins e Bruno Campos conhecem-se há mais de uma década, quando o piloto moçambicano relançou o desporto motorizado em Moçambique, criando o troféu Rotax, o Rali Maputo - Ponta do Oiro, inúmeras provas de drift e demonstrações motorizadas no país.
Nessa altura, João Rebelo Martins, natural de Oliveira de Azeméis, ajudou na promoção e organização de algumas provas, tendo o Alfa Romeo 156 vencedor do Desafio Único 2013, o logótipo do Moçambique Motorsport.
"Obviamente não conheço o traçado mas pelos vídeos que vi, é muto rápido e desafiante. Vou contar com a ajuda preciosa do Bruno, do Marcos e de toda a equipa técnica para me adaptar o mais rapidamente possível ao circuito", afirmou João Rebelo Martins.
Pilotos de todo o mundo
As 9 Horas de Kyalami são uma prova mítica no continente africano e a ela ocorrem pilotos de muitas partes do mundo. Entre GT´s e Turismos esperam-se 150 automóveis, estando o VW Golf 7R Turbo, que debita 430 cv, na classe D.
O piloto de Oliveira de Azeméis há muito que tem como objetivo competir em circuitos históricos do automobilismo mundial e Kyalami cumpre esse propósito: acolheu 22 grandes prémios de F1, tendo como vencedores pilotos como Jim Clark, Jackie Stewart, Ronnie Peterson, Niki Lauda, Nigel Mansel ou Alain Prost.
Quando se fala de F1 em Africa, é o circuito que vem à baila, dado que Casablanca e Prince George receberam no total apenas 4 corridas.
A pista de Kyalami fica perto de Joanesburgo, decorrendo os treinos livres e cronometrados no dia 15 de Dezembro, sendo a corrida a 16.