Presidente do F. C. Porto foi eleito no dia 17 de abril de 1982. Os líderes da FIFA, do Real Madrid, do Barcelona, do AC Milan, do Lyon, da Federação Portuguesa de Futebol, da Liga Portugal e José Mourinho elogiam o grande timoneiro dos dragões.
Corpo do artigo
Gianni Infantino, presidente da FIFA
"Ao completar 40 anos na Presidência do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa atinge uma marca histórica.
O F. C. Porto é um dos grandes clubes do Mundo, com dezenas de troféus conquistados e com adeptos em todos os continentes. Isso é em grande parte devido ao trabalho do seu Presidente.
Enquanto Presidente da FIFA, envio os parabéns a Jorge Nuno Pinto da Costa pela sua contribuição para o desenvolvimento do futebol em Portugal, na Europa e no Mundo."
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol
"É de forma calorosa que o saúdo no seu quadragésimo aniversário na Presidência do F. C. Porto. Quatro décadas são uma vida. Quatro décadas a servir o Desporto português ao mais alto nível, com um rol de títulos e conquistas sem qualquer paralelo em todo o Mundo, devem constituir motivo de singular orgulho.
Quatro décadas que valorizaram, de forma única, não apenas a dimensão do F. C. Porto, mas também, e por extensão, o Futebol Português em geral e as nossas Seleções Nacionais em particular.
Os inexcedíveis serviços que tem prestado ao clube, à cidade e ao País são marca durável e notável.
Momentos como os triunfos na Taça dos Campeões Europeus, em Viena 1987, na Taça Intercontinental em dezembro do mesmo, na Taça UEFA, em 2003, da Liga dos Campeões e da Taça intercontinental em 2004 ou até a inauguração do Estádio do Dragão, em 2003, ficarão na memória e nos corações de todos os que admiram o F. C. Porto.
Sei que vive e respira o F. C. Porto.
Sei que se sentirá orgulhoso do contributo que deu, dá e vai continuar a dar ao clube nos próximos anos.
Numa data tão importante, envio-lhe os meus sinceros parabéns."
Pedro Proença, presidente da Liga
"A liderança de Jorge Nuno Pinto da Costa à frente do F. C. Porto atinge o número redondo de 40 anos e, ainda assim, o dirigente continua a surpreender-nos com uma fibra ímpar e invulgar para alguém do seu estatuto, que nunca escusa dar a sua firme opinião, sempre com toque sublime e humor muito próprio e refinado.
Os 40 anos de Pinto da Costa ao serviço do F. C. Porto, o seu clube de sempre, contam-se em 64 títulos conquistados no Futebol e 1102 na soma de todas as modalidades do emblema, sendo, tão só, o presidente mais titulado da história do desporto mundial.
Mas os 40 anos do líder do clube do Dragão contam-se, essencialmente, através de infindáveis histórias e memórias que perdurarão na história do desporto."
José Mourinho, treinador da Roma
"Parabéns pelos 40 anos, mas fundamentalmente parabéns por todo o sucesso. Do alto da minha experiência como treinador posso dizer que o mais importante é sentir segurança, confiança, apoio incondicional, proteção e tudo isto se respira quando se trabalha ao lado do senhor Pinto da Costa. Parabéns pelos 40, parabéns pelos 63 títulos conquistados no futebol (equipa principal) e grato por fazer parte da sua história."
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid
"O Mundo do futebol é sempre muito difícil e cumprir 40 anos à frente de um dos grandes clubes da Europa é, sem dúvida, um feito que engrandece a figura do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Quero dar-lhe os parabéns por um percurso que levou o F. C. Porto, o clube da sua vida, a conquistar todos os títulos possíveis nestas quatro décadas, entre eles duas Taças dos Campeões Europeus, dois Mundiais de Clubes, duas Ligas Europa e uma Supertaça Europeia. Tudo isto, mais os títulos alcançados em Portugal (22 Ligas, 13 Taças e 21 Supertaças), fazem com que já faça para sempre parte da história do F. C. Porto e do futebol europeu.
Os nossos clubes tiveram a oportunidade de colaborar em processos de transferências, o que serviu para fortalecer a relação institucional entre o F. C. Porto e o Real Madrid. Para o clube, a chegada de Pinto da Costa à presidência supõe um antes e um depois, e é evidente que a sua liderança, gestão e capacidade estratégica foram fundamentais para que o F. C. Porto, um clube amigo e querido, seja hoje um dos mais prestigiados da Europa.
Reitero os meus parabéns e os do Real Madrid e os desejos de que a bem sucedida e longa etapa como presidente continue com novos êxitos e novas alegrias para todos os seus adeptos."
Joan Laporta, presidente do Barcelona
"Parabéns, meu amigo Pinto da Costa. Muitas felicidades no teu 40.º aniversário como presidente do F. C. Porto. És um fenómeno, aprendi muitas coisas contigo, mas ainda tens que me mostrar muitas outras coisas. Desejo-te o melhor. Obrigado."
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2022/04/15abril2022_joanlaporta_pintodaco_20220415192838/mp4/15abril2022_joanlaporta_pintodaco_20220415192838.mp4
Paolo Scaroni, presidente do AC Milan
"Pinto da Costa simboliza a paixão intemporal. Parabéns e felicitações para o presidente do F. C. Porto pela sua longa e prestigiada carreira."
Jean Michel Aulas, presidente do Lyon
"Jorge tornou-se num amigo. Tem grandes qualidades de liderança e não é por acaso que é o presidente de um clube tão prestigiado como o F. C. Porto há tanto tempo. Ele conhece o futebol muito bem por dentro e é notável. É um verdadeiro rei da negociação como foi no caso da transferência do Lisandro López para o Lyon".