Presidente honorário do F. C. Porto, Pinto da Costa, celebrou 69 títulos no futebol ao longo de 42 anos de presidência. Dirigente mais titulado do Mundo não vai assistir ao vivo ao F. C. Porto-Boavista por motivos de saúde.
Corpo do artigo
Cedofeita, 28 de dezembro de 1937. Nascia, no coração da Invicta, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa que celebra, este sábado, o 87.º aniversário. Depois de 42 anos na presidência do clube, que lhe valeram o estatuto de recordista de longevidade e de dirigente mais titulado do Mundo, deixou o cargo após a derrota nas eleições do passado mês de abril.
Há um antes e um depois de 23 de abril de 1982 na história do F. C. Porto. Até à primeira tomada de posse de Pinto da Costa, o clube portista tinha qualquer coisa como 13 títulos no futebol e, quatro décadas depois, figuravam 82 troféus no Museu do Dragão. Pinto da Costa celebrou, assim, 69 conquistas no desporto-rei, com destaque óbvio para os sete títulos internacionais - duas Liga dos Campeões, duas Ligas Europa, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia -, e para os 23 troféus de campeão nacional. Além disso, foram mais de 1600 títulos em todas as modalidades, num legado que já teve continuidade com a celebração da Supertaça de 2024, sob a liderança de André Villas-Boas.