Uma mesa em U e os presidentes do F.C. Porto e do Benfica de olhos nos olhos, esta sexta-feira, no Europarque, em Santa Maria da Feira, onde o chamado Conselho de Presidentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional discute alterações aos regulamentos disciplinares e de competições. A reestruturação da Taça da Liga é um dos pontos da ordem dos trabalhos.
Corpo do artigo
Na reunião desta manhã, que decorre no Centro de Congressos de Santa Maraia da Feira, faltam dez clubes com assento na Assembleia Geral da Liga. Nacional, Marítimo, Penafiel, Braga, Setúbal, Paços de Ferreira, Chaves, Portimonense, Beira Mar e Trofense não compareceram no Europarque. Presume-se que tenham delegado representação. Outros três clubes, Famalicão, Varzim e Mafra, promivos à Segunda Liga, mas ainda sem assento na assembleia durante 2014-15, estão na reunião por convite da Liga.
Entre outros temas, está em discussão a reestruturação do formato da Taça da Liga, que passa pela redução do número de jogos e pela adoção de novo modelo, consensual entre os clubes, que se debatem com a sobrecarga de jogos ao longo da época. A aprovação dependerá da discussão de alguns pormenores, como a realização da segunda fase a uma ou duas mãos e o recurso ao sorteio puro.
As alterações preveem, entre outras, a realização de uma primeira fase a eliminar, a 2 de agosto, já contemplada no calendário oficial divulgado na última terça-feira.
Esta medida vai ao encontro das pretensões dos clubes da Segunda Liga, que iniciavam mais cedo a disputa da Taça da Liga e que eram sobrecarregados no início da época com a realização de uma primeira fase por grupos.
A segunda fase da prova, que, no atual regulamento, decorre a duas mãos, entre os vencedores da primeira, os últimos classificados da I Liga e os dois promovidos, poderá também sofrer alteração e decorrer também a eliminar num só jogo. De uma forma geral, o objetivo é a redução do número de jogos, que podem passar dos atuais 83 para 48.
Ainda de acordo com o calendário de competições, mas ainda dependente do formato que vier a ser adotado, a segunda fase da Taça da Liga decorrerá de 22 a 24 de setembro (primeira mão) e 27 a 29 de outubro (segunda).
A terceira fase, de grupos, contempla jornadas a 29 ou 30 de dezembro, 19 a 21 de janeiro de 26 a 28 de janeiro de 2016, com as meias-finais entre 9 e 11 de fevereiro e a final a 16 de abril, datas ainda dependentes do formato que vier a ser adotado.
Seja como for, todas as propostas terão de ser ratificadas na Assembleia Geral Extraordinária marcada para esta tarde, também no Centro de Congressos de Santa Maria da Feira. A ordem de trabalhos também inclui a apreciação, discussão e votação de alteração aos regulamentos Disciplinar e de Arbitragem.