Presidente do F. C. Porto diz que o administrador financeiro da SAD deixou de ser criticado a partir do momento em que foi anunciado que sai do cargo após as eleições
Corpo do artigo
Presente em mais um evento com adeptos do F. C. Porto, desta vez no auditório da Universidade da Maia, Pinto da Costa atirou-se aos críticos, sempre com a mira apontada à candidatura de André Villas-Boas.
"Não vamos perder tempo com as calúnias infames que são lançadas sobre as pessoas que me acompanham. Fernando Gomes foi criticado de forma reles, mas a partir do momento em que se soube que ele me tinha pedido para sair, deixou de ser. Qualquer dia vai ser santificado. Quando apresentei João Koehler, passou a ser bombardeado da forma mais vil, com intromissões na sua vida particular, mas ele está aqui a meu lado para servir o F. C. Porto. E quem quer servir este clube, não pode dar ouvidos a quem quer destruir o F. C. Porto", afirmou o dirigente e candidato da lista A às eleições de 27 de abril.
"Quando pensei que tinha terminado a minha missão, tive de mudar de ideias, ao olhar para a primeira fila da apresentação da candidatura de Villas-Boas. Sei que pretendem fazer o que fizeram no Braga, arranjar uns árabes para comprar o clube e depois vender a parte deles. Ainda hoje, ao renovarmos com um atleta muito promissor [Martim Fernandes], foi-nos dito que o senhor Raúl Costa, um dos mandantes dessa candidatura, tinha falado com o jogador e lhe tinha dito para não renovar, porque ele é que ia mandar no clube", disse Pinto da Costa, aproveitando o facto de estar na Maia para reforçar a importância da construção da academia do F. C. Porto.
"Ia terminar este mandato sem ter cumprido uma das minhas ambições, a academia do F. C. Porto. A outra candidatura apresentou um campo que não sei para que serve, mas para futebol não é. Disseram que a formação podia esperar 15 anos. Não, a formação não pode esperar nem mais um dia. Com a confiança da Câmara da Maia no F. C. Porto, nós vamos fazer a nossa academia aqui na cidade da Maia", garantiu, com uma palavra crítica para o vereador Francisco Vieira de Carvalho: "[José] Vieira de Carvalho, de quem eu fui amigo, onde estiver, deve estar revoltadíssimo com as atitudes e os comportamentos de alguém que ele pôs no mundo".
Numa sessão de perguntas e respostas, Pinto da Costa foi questionado sobre o facto de José Pereira da Costa, candidato a CEO da lista de Villas-Boas, ser sócio correspondente do F. C. Porto e não foi meigo nas críticas: "Esse senhor foi funcionário da Olivedesportos, que o colocou na NOS para tentar que o F. C. Porto continuasse a dar os direitos à NOS. Não o fizemos porque eles nos ofereceram 320 milhões e a MEO deu 450. Não houve discussão. A partir deste momento, entraram em guerra connosco. Só é sócio efetivo desde novembro do ano passado, nem sequer vai poder votar, por isso é candidato à SAD onde não é preciso ser sócio, embora devesse ser".
Numa das questões colocadas, um adepto portista mostrou vontade de ver renovada a equipa técnica para a próxima época, mas Pinto da Costa não tem dúvidas: "Se for eleito, quero continuar com Sérgio Conceição".