Ao fim de dois meses do novo mandato na presidência, Pinto da Costa já soma um par de títulos, os dois mais importantes do futebol português. Tanto a Liga como a Taça de Portugal já foram conquistados sem público nas bancadas e o presidente faz contas à vida.
Corpo do artigo
"Aqui no F. C. Porto, o prejuízo é de cerca de 27 milhões de euros por época sem público nas bancadas", afirmou, ao JN, Pinto da Costa. Segundo apurou o "Jornal de Notícias", nessas circunstâncias, neste fim de 2019/20 o F. C. Porto perdeu receitas de 8,4 M€. "São os camarotes que não se vendem, os lugares cativos, a bilheteira... É o consumo que não se faz nos bares e nas lojas", justificou.
Pinto da Costa tem sido uma das principais bandeiras pelo regresso dos adeptos às bancadas e promete continuar a bater-se por isso, apontando o principal culpado pela situação não se alterar: "Isto é só por causa da Direção-Geral da Saúde (DGS), mas é o que é. Também há tanto absurdo. Você quer maior absurdo do que o que está a acontecer no Novo Banco? Mas é assim, ninguém vai preso e as pessoas ainda são promovidas, ainda vão para governadores do Banco de Portugal".
O presidente revelou ainda que a Liga Portugal não conseguiu reunir-se com a DGS para debater este tema, lançando duras críticas à autoridade de Saúde: "Isto é gente muito ocupada. Têm lá tempo... Mas o futebol serve para alguma coisa? O futebol só serve para o presidente da República ir entregar a Taça e as medalhas".
Privado das receitas relativas ao público, o F. C. Porto terá de faturar ainda mais em vendas, mas Pinto da Costa garante que, juntamente com Sérgio Conceição, está interessado "em manter a espinha dorsal da equipa e ter uma equipa capaz de continuar a competir para ganhar". Sobre entradas, não avança nomes, mas promete concretizar em breve a contratação dos jogadores pretendidos pelo treinador.
Quanto a renovações, essas serão tratadas após as férias. A do técnico também avançará em breve, conforme explicámos na edição de ontem, sendo que, sobre isso, Pinto da Costa acrescentou: "Quando há vontade dos dois, como é o caso, renova-se com calma. Entretenham-se lá com o fica ou não fica. Olhe, eu acho que a Cristina vai ficar na TVI, porque, com o Mário Ferreira lá, ele não brinca em serviço".
Pedida abertura de inquérito ao MAI
O F. C. Porto e Pinto da Costa repudiam a violência usada pela Polícia contra adeptos portistas. "Espero que Eduardo Cabrita abra um inquérito", disse o líder, enquanto a SAD solicitou, formalmente, ao Ministério da Administração Interna (MAI) "a abertura de um processo de inquérito".
Marcano foi ausência notada
Além de Nakajima, também Marcano foi ausência notada na cerimónia de entrega dos troféus da Liga e Taça de Portugal ao museu. Segundo foi possível apurar, o central, a recuperar de lesão, foi autorizado a viajar a Espanha.