Segundo a revista Visão, corroborada por uma reportagem da Marca, o jogador dinamarquês Pione Sisto comprou terrenos em Oliveira do Hospital que albergam uma seita intitulada "Reino do Pineal". Avançado é o "patrono fundador" do culto.
Corpo do artigo
Sisto comprou 4,7 hectares de terreno em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, onde instalou uma seita liderada por um filósofo espiritual britânico, que tem como objetivo tornar o território independente de Portugal. Martim Junior Kenny, conhecido no mundo espiritual como Água Akhabl Pinheiro, é o chefe do "Reino do Pineal", uma comunidade autossustentável com cerca de 40 pessoas, cujo "patrono fundador" é o jogador dinamarquês, de 28 anos.
A carreira de Sisto sempre foi marcada por episódios inusitados. Filho de sudaneses que fugiram da guerra, o jogador nasceu num campo de refugiados há 28 anos, no Uganda, e tem nacionalidade dinamarquesa. Jogou no Midjtylland, passou pelo Celta de Vigo, mas acabou por rumar de novo ao emblema dinamarquês, após problemas disciplinares em Espanha. No final de 2022, foi afastado da equipa dinamarquesa, como explicou Svend Graversen, diretor deportivo do Midjtylland.
"Foi difícil comunicar com Pione, tivemos uma conversa com as pessoas que lhe são próximas, que também foi difícil. Não vimos nenhum avanço, o que lamentamos. Mas a cultura e o conjunto de valores é o mais importante para o clube", afirmou o dirigente, citado pela BT Sisto.
Além destas dificuldades de comunicação, Sisto sempre marcou pela excentricidade. Quando assinou pelo Celta de Vigo, os pais fizeram uma espécie de ritual indígena para dar sorte e, em 2020, em plena pandemia, Sisto fez uma viagem de carro entre Espanha e Dinamarca, quebrando todas as normas sanitárias do país e do clube. O dinamarquês transmitiu a viagem nas redes sociais, justificando-a com a necessidade de "voltar a casa".