Paulo Bento apresentou três mudanças em relação às convocatórias habituais da seleção nacional. Para os jogos de qualificação para o Mundial de 2014, ante o Luxemburgo, a 7 de setembro, e Azerbeijão, em Braga, a 11 do mesmo mês, o treinador deixou Rolando de fora, tal como o lesionado Hugo Almeida, e Hugo Viana, chamando Nuno André Coelho, Pizzi e Manuel Fernandes para os seus lugares.
Corpo do artigo
O técnico encara os dois encontros assumindo o favoritismo mas, sobretudo, com o intuito de precaver percalços já conhecidos em fases de qualificação.
"Deveremos assumir o favoritismo nestes dois jogos. Mas passa sempre por fazer face a esse estatuto na prática. Vamos tentar que os jogadores tenham consciência, desde o primeiro dia, de que é fundamental começar da melhor maneira. Há jogadores que já sabem quais as dificuldades. O grande objetivo é o Mundial mas queremos estar lá passando em primeiro no grupo, contrariando o que foram as últimas qualificações, sobretudo os play-offs. Por isso não podemos facilitar nestes dois jogos e não pensar que já estão ganhos", afirmou.
O selecionador explicou depois as três novidades na lista para estes dois encontros oficiais. "Hugo Viana por Manuel Fernandes é uma opção técnica e tática, tal como Rolando e Nuno André Coelho. Pizzi vem pelo rendimento e porque Hugo Almeida está lesionado e porque tem caraterísticas diferentes. Poderá dar outro tipo de soluções tendo em conta os jogos que temos pela frente", concluiu.
Paulo Bento elegeu assim os seguintes 23 jogadores: Rui Patrício, Beto, Eduardo, João Pereira, Miguel Lopes, Bruno Alves, Pepe, Nuno André Coelho, Ricardo Costa, Fábio Coentrão, Carlos Martins, Custódio, João Moutinho, Manuel Fernandes, Miguel Veloso, Raul Meireles, Ruben Micael, Ronaldo, Helder Postiga, Nani, Pizzi, Nelson Oliveira e Varela.
Também Rui Jorge divulgou os convocados para o compromisso da seleção de sub-21, ante a Polónia, no dia 10 de setembro, em Gdynski, na Polónia, a contar para a fase de qualificação do Europeu da categoria.
O técnico classificou este derradeiro encontro como decisivo e não fez, por isso, alterações de monta no grupo. Rui Jorge garante a mesma motivação e querer de vitória de sempre: "A motivação é a de sempre. Temos 16 jogos com a equipa e a motivação não será em nada diferente dos outros jogos, mesmo dos particulares. Será a vitória que procuramos e vamos fazer tudo por tudo para o conseguir", frisou.
O selecionador sub-21 elegeu os seguintes elementos: Anthony Lopes, Cristiano Figueiredo, Mika, Anibal Capela, Cedrid, Ivo Pinto, Luis Martins, Nuno Reis, Pedro Mendes, Ruben, Vitor Bastos, André Almeida, André Martins, Danilo, David Simão, Josué, Sérgio Oliveira, Abel, Fredy, Rui Fonte, Salvador Agra, Bebé e Wilson Eduardo.