Médio em clara afirmação no Sporting e SAD pondera comprar os outros 50% do passe, que pertencem a Famalicão e Fénix, do Uruguai.
Corpo do artigo
Chegou como alternativa, mas é cada vez mais uma certeza. Manuel Ugarte começou a temporada com presenças fugazes no onze, mas nos últimos dois meses assumiu papel imprescindível nas opções de Ruben Amorim e prova disso é que participou em todos os jogos do Sporting dos últimos dois meses, sendo titular em nove dos 15 jogos disputados nesse período.
O médio foi comprado ao Famalicão por 6,5 milhões de euros no verão, mas os leões vão adquirir os restantes 30% que pertencem aos minhotos. Existe uma cláusula que prevê a obrigatoriedade da SAD leonina em adquirir 10% desta parte a cada 30 jogos, mas, sabe o JN, o Sporting até pode comprar a percentagem total antes de o uruguaio disputar os 90 jogos previstos. Os restantes 20% do passe de Ugarte pertencem ao Fénix, clube uruguaio que formou o jogador e também essa parte do passe está em estudo para ser adquirida, de forma a que se detenha a totalidade de uma futura transferência de um jovem, de 22 anos, com muita margem de progressão.
O projeto leonino para Ugarte é claro: na próxima temporada calçará as botas que João Palhinha deve deixar em aberto, face ao interesse de vários clubes ingleses no internacional português. Nesta fase, Amorim tem apostado numa rotatividade entre os dois jogadores na função mais recuada do meio-campo, mas na próxima época o plano passa por dar mais tempo de jogo ao uruguaio, em especial porque o investimento para adquirir a percentagem do Famalicão elevaria os valores para mais de 12 milhões de euros, que podem ainda dilatar se o Sporting conseguir fechar negócio pela percentagem do Fénix.
O uruguaio, de resto, ficaria com Dário Essugo como alternativa, num projeto de longo prazo do mais jovem jogador a atuar na equipa principal do Sporting. Mas há ainda, para aumentar as opções de Amorim, o negócio a decorrer por Morita, do Santa Clara, que, como o JN já havia dado conta, é um dos alvos prioritários da administração leonina com vista à temporada 2022/23, até porque, para além da saída de Palhinha, o Sporting sabe que terá de lidar também com o assédio por Matheus Nunes, que tem visto a cotação disparar esta temporada e que é também namorado por vários emblemas do futebol europeu.