
Pogacar durante o contrarrelógio
EPA
Esloveno tira a camisola amarela a Van der Poel após fixar o segundo melhor tempo no contrarrelógio em Caen, vencido por Remco Evenepoel. Almeida fez oitavo melhor tempo e ascende ao sétimo lugar da geral. Nélson Oliveira consegue top-15 do dia
Tadej Pogacar é o novo camisola amarela da Volta a França, após uma exibição de autoridade no contrarrelógio individual de 33 quilómetros em Caen, onde terminou em segundo lugar, apenas 16 segundos atrás do vencedor da etapa, Remco Evenepoel.
O esloveno da UAE Emirates deu uma demonstração de força, ganhando tempo significativo a todos os rivais diretos na luta pela geral. Jonas Vingegaard (Visma) foi apenas 13.º na etapa, a 1.21 minutos de Evenepoel e a 1.05 de Pogacar, saindo visivelmente penalizado deste exercício. Com este resultado, Pogacar passou a liderar a classificação geral, com 42 segundos de vantagem sobre Evenepoel e 1.13 minutos sobre Vingegaard.
João Almeida voltou a estar em destaque. O português da UAE Emirates foi oitavo no dia, com 38.48 minutos, a 1.14 de Evenepoel, e ascendeu à sétima posição da geral, agora a 1.53 do colega de equipa.
A etapa marcou também um bom desempenho de outro português, Nelson Oliveira (Movistar), que, como especialista na disciplina, terminou com o 15.º melhor tempo (38.19), contribuindo para a subida ao 70.º lugar da geral.
Pelo contrário, a jornada foi amarga para alguns favoritos. Van der Poel, que partiu de amarelo, não conseguiu defender a liderança. Fez o 18.º tempo, a mais de um minuto de Pogacar, e caiu para sexto da geral. Roglic não foi além do 12.º lugar e cedeu mais de dois minutos para o novo camisola amarelaEnric Mas teve uma crono desastroso, perdendo 2.57 minutos e comprometendo as suas aspirações ao pódio.
Amanhã disputa-se a sexta etapa, que vai ligar Bayeux à Vire Normandie, no total de 201,5 quilómetros, num trajeto propício aos sprinters ou fugas, antes da alta montanha que virá já este fim de semana.

