Depois de triunfar no contrarrelógio de sexta-feira, o corredor esloveno voltou a bater toda a concorrência numa chegada em alto e ampliou vantagem da sua camisola rosa.
Corpo do artigo
Mais uma demonstração de superioridade de Tadej Pogacar (UAE Emirates), que venceu a oitava etapa de Volta à Itália e cimentou a liderança da corrida. O esloveno, que triunfou pela primeira vez na prova, destacou-se entre o grupo dos mais forte, numa chegada em em alto, lançando um sprint demolidor nos últimos 200 metros.
Depois de Pogacar, o pódio do dia, numa etapa entre 152 quilómetros entre Spoleto e Prato di Tivo, ficaram o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), segundo, e o australiano Ben O’Connor (Decathlon-AG2R La Mondiale), terceiro.
Nas contas da geral, Pogacar, graças às bonificações, ainda dá margem à sua vantagem, agora de 02.40 minutos de vantagem para Daniel Martinez, segundo, e 02.58 para o britânico Geraint Thomas (INEOS), terceiro.
No domingo, a nona de 21 etapas liga Avezzano a Nápoles em 214 quilómetros, numa jornada essencialmente plana, mas com três subidas na última parte da tirada, que podem condicionar uma provável disputa ao sprint.