
Wout Poels venceu a 15.ª etapa da Volta a França em bicicleta
Thomas SAMSON / AFP
Corredor neerlandês conseguiu, aos 35 anos, a primeira vitória na Volta a França, numa 15.ª etapa em que os dois principais favoritos ao triunfo andaram sempre lado a lado, o que permitiu a Vingegaard segurar a camisola amarela.
No fecho da segunda semana da Volta a França, tudo na mesma no apertado duelo entre o camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e o seu maior rival Tadej Pogacar (UAE-Emirates), que se anularam numa etapa vencida por Wout Poels (Bahrain Victorious).
Os dois principais favoritos, que continuam separados por 10 segundos, ainda tiveram um pequeno duelo, na parte final da tirada, com Pogacar a tentar alguns ataques, mas a não conseguir quebrar a resiliência do líder da corrida, antes do dia descanso, que se cumpre amanhã.
Antes dessa batalha final entre os dois primeiros classificados, o protagonista do dia foi o veterano neerlandês Wout Poels, que capitalizou uma fuga cedo formada nesta etapa, marcada por muita montanha, para se destacar a 10 quilómetros da meta e seguir isolado para a primeira vitória no Tour.
A etapa, mais uma vez marcada por uma queda coletiva, causada por um espectador, e que deixou vários corredores combalidos, ficou cedo dividia por um grande grupo, com cerca de 40 corredores, que se separaram do pelotão, onde seguiam os melhores classificados da geral, que chegaram a cavar uma vantagem de cerca de 10 minutos.
Integrado nesse alargado lote de escapados, o português Rui Costa (Intermarché) chegou a dar nas vistas, rolando alguns quilómetros a solo na dianteira da corrida até ser, de novo, absorvido pelo grupo, que a 34 quilómetros da meta teve uma movimentação decisiva. Marc Soler (UAE-Emirates), Wout Van Aert (Jumbo-Visma) e Wout Poels ((Bahrain Victorious) destacaram-se e foram repartindo a frente da etapa, até Poels desferir um ataque letal, a 10 quilómetros da meta, que deixou os rivais sem resposta. O holandês, de 35 anos, seguiu então a solo para conseguir a primeira vitória no Tour, e a segunda da equipa nesta edição da Volta a França.
Um pouco mais atrás, Pogacar e Vingegaard repetiram o duelo dos dias anteriores, mas, apesar dos ataques do esloveno, o camisola amarela, mesmo ficando cedo sem companheiros de equipa, conseguiu sempre responder, com ambos a cruzar a meta lado a lado.
Esta segunda-feira, o pelotão da Volta a França goza de um dia de descanso, entrando, depois, para a última, e decisiva, semana da prova.
