Polícia espanhola anuncia ter desmantelado grupo que produzia e distribuia "doping"
A Polícia Nacional espanhola anunciou hoje ter desmantelado um grupo que alegadamente se dedicava à produção e distribuição de substâncias dopantes ilegais, liderado pelo ex-ciclista José Luis Martinez Jiménez.
Corpo do artigo
Martinez Jimenez, de 33 anos, que esteve na Vuelta2012 a fazer controlos antidoping, competiu como profissional de 2001 a 2006, foi detido, juntamente com mais três pessoas, em Murcia, Alicante e Elche, sul de Espanha.
Segundo a polícia, o grupo introduzia os princípios ativos em Espanha e depois manipulava-os num laboratório localizado em Molina de Segura, Murcia, preparado para produzir esteróides e anabolisantes, entre outros.
Foram encontrados 570 caixas de diferentes produtos já elaborados, nomeadamente primobolan, testobis, testosterona, clenbuterol, proviron e hormona do crescimento e ainda 600 comprimidos de efedrina.
O antigo ciclista já aparecia em 2006 na lista de presumíveis implicado na "Operação Puerto", mas negou que tivesse qualquer relação com o médico Eufemiano Fuentes, principal acusado naquele processo.
A polícia apreendeu cerca de 300 mil doses de diferentes produtos, uma centrifugadora de plasma sanguíneo, máquinas doseadoras, balanças de precisão, material de laboratório diverso e 24500 euros em dinheiro,
A investigação começou em abril do ano passado e na sua fase final estiveram envolvidos agentes da Secção de Consumo, Meio Ambiente e Dopagem da Unidade de Delinquência Económica e Violenta (UDEV) da Polícia Judiciária, bem como agentes locais de Murcia e Alicante.