A polícia alemã está a investigar "ligações islamitas" do ataque com explosivos ao autocarro do Borussia Dortmund, esta terça-feira, antes do jogo da Liga dos Campeões frente ao Mónaco.
Corpo do artigo
Segundo o jornal "Süddeutsche Zeitung", as estações WDR e NDR e a agência DPA, os investigadores não descartam a possibilidade de os autores do ataque terem tentado deixar uma pista falsa. Existirá uma segunda reivindicação do ataque relacionada com um movimento antifascista, que acusa o clube de ligações históricas à extrema-direita.
6216341
A referida carta faz alusão à missão militar alemã na Síria. Segundo estes órgãos de comunicação, começa com referência a "Alá, o clemente, o misericordioso", e faz alusão ao atentado jiadista registado em dezembro num mercado de natal em Berlim, e denuncia que aviões caça Tornado alemães participam no homicídio de muçulmanos no califado autodesignado Estado Islâmico (EI).
Por esse motivo, continua o escrito, desportistas e personalidades da "Alemanha e de outros países da cruzada" estão na lista de alvos do grupo Estado Islâmico até que os Tornado sejam retirados e seja encerrada a base norte-americana em Ramstein (sudoeste da Alemanha).
6216110
Oficialmente, a polícia limitou-se a informar, esta quarta-feira de manhã. que continua a investigar "em todas as direções" sem dar detalhes.
A porta-voz da polícia, Nina Vogt, disse à televisão ZDF que "é claro que no início as investigações têm de ir em todas as direções", sublinhando que todas as direções estão "em aberto".
Segundo o diário "Die Welt", a Procuradoria-geral federal assumiu a investigação e o Escritório Federal de Investigação Criminal (BKA) constituiu uma unidade de crise em Berlim.
O ataque ocorreu pelas 19.15 horas de terça-feira (18.15 horas em Portugal continental), quando três engenhos explodiram à passagem do autocarro do Borussia Dortmund quando a equipa de futebol se dirigia para a partida dos quartos-de-final da Liga de Campeões frente ao Mónaco.
O único jogador ferido foi o espanhol Marc Bartra, operado esta noite num hospital de Dortmund devido a uma fratura no pulso.
Também ficou ferido um polícia que acompanhava, de moto, o autocarro.