Quatro anos depois de ter sido demitido por Luís Filipe Vieira, Bruno Lage prepara-se para regressar ao banco do Benfica, agora pela mão de Rui Costa, para suceder a Roger Schmidt, que não resistiu a um arranque em falso na Liga, no banco dos encarnados.
Corpo do artigo
O futebol dá muitas voltas e a história entre Bruno Lage e o Benfica comprova-o na perfeição. Em 2019, parecia um nome consensual no reino das águias, depois de ter conduzido o clube ao 37.º título de campeão nacional ao mesmo tempo que lançava jovens "made in" Seixal como Gedson, Florentino e João Félix.
A época seguinte abriu com a conquista da Supertaça, garantida com uma goleada ao Sporting (5-0), mas o ciclo deslumbrante do Benfica de Bruno Lage não durou muito mais.
Uma fase de grupos na Liga dos Campeões abaixo do esperado fez surgir os primeiros sinais de desconfiança no "tribunal" da Luz. Seguiu-se uma segunda volta de campeonato desastrosa, com a pandemia de covid-19 pelo meio, que levou os encarnados a esbanjarem uma vantagem de sete pontos para o F. C. Porto, que se viria a sagrar campeão nacional.
Bruno Lage acabaria demitido, pelo então presidente Luís Filipe Vieira, após um desaire na Madeira, frente ao Marítimo (2-0), na 29.ª jornada da Liga.
Agora, Rui Costa recupera-o para o projeto dos encarnados, na sequência da demissão de Roger Schmidt. O treinador alemão não resistiu a um início de campeonato em falso, com uma derrota (Famalicão) e um empate (Moreirense) nas quatro primeiras jornadas da prova.
Bruno Lage regressa ao ativo praticamente um ano depois de ter deixado o Botafogo, que orientou em apenas 15 partidas. Antes, trabalhou na Premier League, ao serviço do Wolverhampton.
Bruno Lage deve assinar por duas temporadas pelo Benfica. Tal como aconteceu aquando da sua primeira passagem pelo banco dos encarnados, assume a equipa numa situação delicada, mas com maior margem para poder dar a volta à situação.
Em 2018/2019, assumiu o comando da equipa apenas à 16.ª jornada da Liga, a sete pontos do primeiro classificado, tendo conseguido dar a volta à situação e conduzido o Benfica ao título.
A estreia de Bruno Lage na atual edição do campeonato deve acontecer, na Luz, frente ao Santa Clara, em jogo agendado para o dia 14 de setembro (20.30 horas).