Águia entrou a todo o gás, goleou e está a uma vitória do título nacional, mas o troféu até pode chegar já hoje. Encarnados já garantiram o apuramento direto para a Champions.
Corpo do artigo
O Benfica foi ao Algarve golear o Portimonense por 5-1, teve dois golos anulados por fora de jogo e está apenas a uma vitória do título, quando na próxima jornada defronta o Sporting em Alvalade. Porém, uma derrota do F. C. Porto frente ao Casa Pia, esta noite, pode dar já hoje o campeonato nacional aos encarnados. O triunfo em Portimão garantiu ainda o apuramento direto para a próxima edição da Liga dos Campeões, o que já não acontecia desde 2019.
A diferença deste jogo para o último, quando as águias venceram o Braga e ganharam outra tranquilidade, é que o Benfica marcou cedo e foi muito eficaz do ponto de vista ofensivo. A equipa esteve sempre desinibida e a lembrar os tempos em que dominou durante a primeira volta da Liga. Roger Schmidt voltou a apostar num meio-campo constituído por Chiquinho e João Neves (mais um bom jogo) e Aursnes manteve-se a lateral direito.
Desde cedo se percebeu que o desnível entre as duas equipas era dilatado e o festival de golos acabou por provar isso. As águias entraram a todo o gás, sabendo que uma vitória colocaria uma mão no título. João Neves rematou ao poste logo no primeiro minuto e pouco depois Grimaldo abriu a contagem, num remate que Nakamura defendeu já dentro da baliza. João Mário chegou mesmo a marcar, o lance foi invalidado por fora de jogo, mas pouco depois tirou um cruzamento em que Relvas desviou para a própria baliza.
O Portimonense conseguiu reduzir para 2-1, na sequência de um livre lateral, por intermédio de Pedrão, na única vez que ameaçou o Benfica na partida, mas nem isso intranquilizou as águias. E ainda antes do intervalo, Gonçalo Ramos regressou aos golos sete jogos depois e fez o 3-1.
No segundo tempo, com o jogo quase decidido e perante um adversário que raramente criou perigo, o Benfica geriu o ritmo, mas Rafa ainda teve um golo anulado por fora de jogo. Depois Musa entrou aos 86 minutos e marcou logo aos 87 e aos 89 para selar a goleada das águias.
Água para o árbitro
Ao minuto 49, quando o VAR analisava o fora de jogo de Rafa, um adepto do Benfica atirou água a um elemento da equipa de arbitragem que se encontrava na linha lateral.
Força máxima
O Benfica está na força máxima para a deslocação a Alvalade, no domingo. Em risco de suspensão, por acumulação de amarelos, estavam António Silva, Grimaldo e João Mário, mas nenhum foi admoestado. Otamendi regressa após castigo.