O portuense Jorge Sousa foi nomeado, esta terça-feira, pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o dérbi entre Sporting e Benfica, no domingo, da 20.ª jornada da I Liga.
Corpo do artigo
O dérbi lisboeta está marcado para domingo, a partir das 20 horas, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. O campeão Benfica lidera o campeonato, com 49 pontos, mais sete do que o rival Sporting, terceiro classificado.
O árbitro portuense Jorge Sousa vai dirigir no domingo pela quarta vez o dérbi lisboeta entre os rivais Sporting e Benfica, que apresenta um saldo ligeiramente favorável aos "encarnados", que venceram dois jogos e perderam um.
O embate da 12.ª jornada do campeonato de 2006/07 foi o primeiro que Jorge Sousa arbitrou entre as duas equipas, com vantagem para o Benfica, que se impôs por 2-0 no Estádio José Alvalade, palco do encontro do próximo fim de semana.
Na temporada seguinte, o juiz portuense voltou a dirigir o dérbi lisboeta, referente às meias-finais da Taça de Portugal, que o Sporting venceu por 5-3, mas o mais recente embate, para as meias-finais da Taça da Liga de 2010/2011, voltou a traduzir-se num triunfo benfiquista, por 2-1.
Esta época, Jorge Sousa arbitrou apenas uma vez as "águias", no Estádio do Dragão, frente ao F. C. Porto, num jogo da 13.ª jornada que o Benfica ganhou por 2-0 e que lhe permitiu distanciar-se na liderança na prova.
O Sporting já foi arbitrado por duas vezes pelo árbitro portuense: vitória por 3-1 no Estádio do F. C. Porto, em encontro referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal, e no recinto do Boavista, na 12.ª jornada da I Liga, onde se impôs pelo mesmo resultado.
Jorge Sousa dirigiu mais vezes - quatro - o "clássico" entre Benfica e F. C. Porto, que regista um saldo de uma vitória para cada lado e dois empates, e apenas dois embates entre os "dragões" e os "leões", que terminaram com um triunfo sportinguista e uma igualdade.