Dragão, Alvalade e Luz são os únicos recintos que cumprem os requisitos da FIFA para serem palcos de um jogo do Mundial 2030. Espanha está em maioria, seguida de Marrocos. Mas, mesmo assim, Portugal tem condições para receber um jogo das meias-finais. Os jogos inaugurais são no Uruguai, Argentina e Paraguai.
Corpo do artigo
De acordo com condições impostas pela FIFA, um estádio para receber um jogo do Mundial tem de possuir uma lotação mínima de 40 mil espectadores. Sendo assim, Portugal tem três recintos que preenchem estes requisitos: os estádios da Luz e Alvalade (Lisboa) e o Dragão (Porto), sendo que só o primeiro tem uma capacidade superior a 60 mil espectadores.
A FIFA exige que o jogo inaugural e a final sejam disputados num estádio com capacidade mínima para 80 mil espectadores o que vai levar o Estádio Centenário, em Montevideu, no Uruguai, a ser alvo de uma remodelação para acolher o jogo de abertura. Entre várias questões de modernização, uma delas passará por um rebaixamento de forma a aumentar a capacidade em vinte mil lugares. Além do Uruguai, a Argentina e o Paraguai vão receber os primeiros jogos do Mundial 2030.
Isso signfica que as seleções que joguem inicialmente na América do Sul terão de fazer uma viagem de milhares de quilómetros para voltarem a competir na Europa, além de estarem sujeitas a fusos horários, o que pode aumentar os níveis de desgaste dos jogadores. É um fator a ter em conta numa competição disputada em três continentes.
Os recintos das meias-finais têm de possuir uma lotação mínima de 60 mil espectadores, o que poderá levar o Estádio da Luz a receber um desses jogos, pois é o único recinto em Portugal com uma capacidade acima dessa imposição da FIFA.
Em Espanha, há 15 estádios que estão a ser analisados como hipóteses para receber o Mundial 2030: Balaídos (Vigo), El Molinón (Gijon), Riazor (Corunha), San Mamés (Bilbau), Anoeta (San Sebastián), La Romareda (Saragoça), Camp Nou (Barcelona), Cornellà-El Prat (Barcelona), Santiago Bernabéu (Madrid), Metropolitano (Madrid), Nuevo Mestalla (Valência), Nueva Condomina (Múrcia), La Cartuja (Sevilha), La Rosaleda (Málaga) e Gran Canaria (Las Palmas).
As maiores dúvidas residem nos recintos de Marrocos, estando em cima da mesa as cidades de Rabat, Casablanca, Tanger, Agadir, Marrakech e Fez.
A fase de qualificação vai começar em 2026 e o Mundial 2030 será disputado entre 14 de julho e 21 de julho de 2030.