Portugal arranca triunfo histórico na caminhada para o Euro2025 de basquetebol
Seleção nacional venceu pela primeira vez a Eslovénia num emotivo jogo onde teve uma entrada de luxo, mas acabou a sofrer para garantir a vitória. Os lusos deram importante passo na qualificação para Campeonato da Europa, competição onde não marcam presença desde 2011.
Corpo do artigo
Triunfo histórico para o basquetebol português, com a seleção nacional e vencer (82-74), pela primeira vez, a Eslovénia, e a dar um importante passo na luta pelo apuramento para o Campeonato da Europa de 2025.
Neste que foi o primeiro de dois compromissos que Portugal terá, num espaço de três dias, com este adversário, na qualificação para o Euro, a seleção das quinas capitalizou um arranque demolidor frente a um rival que ainda não tinha perdido nas duas jornadas iniciais deste grupo A.
Portugal chegou a ter uma vantagem de 25 pontos, com Gonçalo Delgado e Diogo Brito em destaque a marcarem 16 pontos cada, mas sofreu com uma forte reação dos eslovenos no segundo tempo, conseguindo, com muito esforço, segurar a vantagem e garantir a vitória.
Os lusos até tiveram uma entrada de rompante no desafio, cavando cedo uma interessante fosso no marcador, com um bom jogo coletivo, eficácia na finalização e muito solidez a defender.
Esses predicados faltaram por completo, na etapa inicial, à Eslovénia, campeã europeia em 2017, e que neste jogo se apresentou sem algumas das principais figuras, sendo desastrada a atacar, no capítulo do passe, e deixando que Portugal se destacasse no ressaltos
Depois de uma interessante vantagem (22-10) no final do período, Portugal foi solidificando a superioridade até ao intervalo, explorando as falhas dos eslovenos, que ao intervalo já perdiam por 49-24.
Depois da exibição de luxo na etapa inicial, Portugal quebrou no regresso do descanso, permitindo que a Eslovénia corrigisse várias das suas carências e surgisse mais agressiva, encurtando a desvantagem no marcador para 59-48 no final do terceiro período 64-48.
A equipa da Europa do leste continuou a recuperação no quarto período, mas Portugal, mesmo com algumas dificuldades, foi se aguentando, mantendo a vantagem com eficácia nos lances livres, segurando a triunfo com um final 82-74.
Com este èxito, Portugal ascende à condição à liderança do Grupo A, com os mesmo cinco pontos que o segundo classificado Eslovénia. Israel, terceiro classificado com 3 pontos, e Ucrânia, quarto com 2, só jogam hoje, num grupo onde são apurados os três primeiros classificados.