A seleção portuguesa de sub-17 apurou-se, na tarde desta quinta-feira, para as meias-finais do Europeu da categoria, ao vencer em Chipre, a congénere da Polónia, por 2-1, em jogo dos quartos de final da competição. No próximo domingo, a equipa lusa discutirá com a Sérvia o acesso à final.
Corpo do artigo
Portugal qualificou-se para as meias-finais do Europeu de sub-17, após um jogo em que foi nitidamente superior à Polónia, apesar do resultado final não ilustrar bem a supremacia lusa, que foi flagrante.
Um golo de Eduardo Felicíssimo, logo ao quinto minuto, colocou a seleção portuguesa em vantagem. O remate contou com um desvio de um defesa polaco, um lance de sorte para Portugal que depois denotou muitas dificuldades em termos de finalização, desperdiçando várias chances de aumentar a contagem.
Para cúmulo, a seguir à meia hora inicial (34 minutos), Izunwanne empatou o jogo. A seleção portuguesa reagiu bem à adversidade e podia ter voltado para a frente no marcador ainda antes do descanso, mas os remates de João Simões e de Geovany Quenda acertaram nos ferros.
Na segunda parte, a supremacia lusitana não foi tão acentuada, mas a equipa orientada por João Santos continuou a ser a melhor em campo, acabando por materializar isso ao alcancar um segundo golo (59 minutos), num lance em que Rodrigo Mora concluiu com o peito uma jogada individual, apontando assim o quarto golo na competição.
Seguiu-se a tentativa polaca de voltar ao empate, mas Portugal foi controlando a vantagem, que também podia ter cimentado. Mas o marcador acabou por ficar no triunfo mínimo português (2-1).
Portugal perdera entretanto Geovany Quenda para a meia-final, por alegada simulação na grande área (52 minutos), punida com um cartão amarelo, quando deu ideia de ter havido mesmo motivos para a marcação do castigo máximo.
A seleção portuguesa volta à competição em Chipre no próximo domingo, com a disputa da meia-final frente à Sérvia, seleção que na quarta-feira já se apurara, após afastar a congénere da Áustria (3-2).
A final deste Europeu de futebol está agendada para a próxima quarta-feira, com Portugal a espreitar o terceiro troféu europeu nesta categoria, após os triunfos de 2003 e 2016.