A missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Londres2012, cuja composição definitiva, com 75 atletas, foi conhecida esta segunda-feira, será a quinta mais numerosa em 23 participações de Portugal, mas a que terá o maior contingente feminino.
Corpo do artigo
Entre os qualificados para competirem na capital britânica, vão estar 33 mulheres, o que representa 44% do total de atletas lusos presentes.
O número final de atletas ficou definido com a integração de mais três nadadores (Simão Morgado, Tiago Venâncio e Ana Rodrigues) e com a inclusão de Clarisse Cruz, que tinha mínimo B nos 3000 metros obstáculos (atletismo) e que beneficiou do facto de Sara Moreira, detentora de mínimo A, competir nos 5000 m e 10000 m.
Ao mesmo tempo foi conhecida mais uma ausência de vulto no atletismo, a de Rui Silva, medalha de bronze nos 1500 metros em Atenas2004, que deveria participar nos 10000 metros e ficou fora da seleção devido a lesão.
Esta "baixa" junta-se às do campeão olímpico do triplo salto, Nelson Évora, de Naide Gomes (comprimento) e de Francis Obikwelu, vice-campeão olímpico dos 100 metros em Atenas2004.
Apesar das ausências, o elenco do atletismo, com 22 elementos, é o mais numeroso, seguindo-se a vela, com 13, e a natação, com oito.
Com menos dois atletas do que em Pequim2008, Portugal vai estar representado em 13 modalidades: atletismo, badminton, canoagem, ciclismo, equestre, ginástica, judo, natação, remo, ténis de mesa, tiro, triatlo e vela.
Isto significa igualmente um decréscimo de quatro modalidades face aos Jogos disputados na China, onde Portugal se fez representar também em Esgrima, Tiro com Armas de Caça, Tiro com Arco e Taekwondo.
Os Jogos Olímpicos Londres2012 realizam-se entre 27 de julho e 12 de agosto.