A seleção nacional venceu, esta sexta-feira, na Eslováquia, por 1-0, e cimentou a liderança do Grupo J de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024. A equipa das quinas está cada vez mais perto de selar a qualificação.
Corpo do artigo
História em Bratislava. Pela primeira vez, Portugal garantiu cinco vitórias em outros tantos jogos num arranque de um apuramento para uma grande competição, com o aniversariante Bruno Fernandes a selar três pontos que deixam Portugal com cinco pontos de vantagem sobre os segundos classificados, Eslováquia e Luxemburgo.
A seleção portuguesa começou bem, mas a Eslováquia equilibrou rapidamente o jogo e teve um par de lances perigosos junto da baliza de Diogo Costa, bem resolvidos pelo guarda-redes e pela defesa lusa.
Aos 17 minutos, Bruno Fernandes ficou em excelente posição na área eslovaca, com Ronaldo ao lado, mas saiu-se com um remate denunciado, que o guarda-redes Dubravka defendeu sem dificuldade.
Já perto do intervalo, a Eslováquia esteve perto de fazer o 1-0, mas logo a seguir foi Bruno Fernandes a abrir o marcador, num remate cruzado.
Aos 56 minutos, a Eslováquia voltou a ameaçar, com um remate muito perigoso de Schranz, que saiu ligeiramente ao lado da baliza de Diogo Costa.
Pouco depois, Vitinha assinou um passe genial para Ronaldo, que falhou a receção e, ao tentar chegar à bola, acertou na cabeça do guarda-redes eslovaco. O capitão viu um cartão amarelo que o afasta do próximo jogo da seleção, na segunda-feira, frente ao Luxemburgo no Estádio do Algarve.
Roberto Martínez refrescou a equipa com as entradas de Nélson Semedo, Pedro Neto e Otávio para os lugares de João Cancelo, Rafael Leão e Vitinha. A equipa respondeu bem às alterações e Cristiano Ronaldo ameaçou o segundo, num remate que tirou tinta ao poste.
Pouco depois, o capitão perdeu mais uma boa chance e Portugal teve de sofrer para segurar a vantagem mínima e garantir um triunfo que abre as portas do Europeu.