Portugal defronta Alemanha nas meias-finais e já conhece grupo rumo ao Mundial 2026
Portugal vai defrontar a seleção germânica, no dia 4 de junho, em Munique, na primeira meia-final da Liga das Nações, e já sabe que vai medir forças com República da Irlanda, Hungria e Arménia na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. França e Espanha chegam à final four após sucesso nos penáltis.
Corpo do artigo
Portugal está de volta à final four da Liga das Nações e vai defrontar a Alemanha na meia-final marcada para dia 4 de junho, em Munique. Com a definição da próxima fase da prova, a seleção nacional também já sabe em que grupo de apuramento para o Mundial de 2026 vai ficar incluída: será no F e terá como adversários a República da Irlanda, Hungria e Arménia. Nos outros jogos dos quartos, França e Espanha tiveram de sofrer até aos penáltis para eliminarem, respetivamente, a Croácia e os Países Baixos.
Depois do triunfo, por 2-1, na primeira mão, em Itália, a Alemanha disparou com um 3-0 ao intervalo - o segundo golo é digno dos apanhados, tal a distração da defesa transalpina -, mas adormeceu ao intervalo e ainda permitiu o empate (3-3).
Em Paris, a França reverteu, no tempo regulamentar, a derrota sofrida na Croácia (2-0), mas “les bleus” não conseguiram a reviravolta e só festejaram depois de um desempate em que foram precisos 14 penáltis para definir o 5-4 final.
Valência assistiu a mais um duelo empolgante entre “la roja” e a “laranja mecânica”. Depois do empate a duas bolas registado nos Países Baixos, o duelo do Estádio Mestalla foi uma autêntica montanha-russa.
A Espanha esteve três vezes em vantagem, a última das quais já no prolongamento, mas permitiu sempre o empate dos neerlandeses e também foram os remates da marca dos 11 metros a decidir. Lamine Yamal ainda falhou para o campeão da Europa, que acabou a festejar após os desperdícios de Lang e Malen.