Na estreia em fases finais de um Campeonato do Mundo, Portugal foi derrotado pelos Países Baixos (1-0), em jogo a contar para o Grupo E. A defesa central Stefanie van der Gragt apontou o único golo da partida, aos 13 minutos.
Corpo do artigo
Pela primeira vez na história, ouviu-se a Portuguesa numa fase final de um Mundial de futebol feminino, entoada a plenos pulmões, com lágrimas à mistura, por um grupo de Navegadoras empenhadas em aproveitar o momento ao máximo.
A seleção nacional entrou com grande personalidade no jogo, pressionando o adversário a toda a largura do terreno, mas não conseguiu esconder algumas dificuldades em equilibrar na dimensão física. Aos poucos, as neerlandesas foram impondo o seu ritmo e não demoraram a marcar.
Na sequência de um pontapé de canto, Stefanie van der Gragt cabeceou, sem oposição, para o 1-0, aos 13 minutos. O lance foi, inicialmente, anulado por fora de jogo posicional de Jill Roord, mas a equipa de arbitragem acabaria por validá-lo após recurso ao VAR, entendendo que a médio não teve influência na ação da guarda-redes Inês Pereira.
A vantagem no marcador deu mais confiança aos Países Baixos, que controlaram por completo o encontro até ao intervalo e podiam ter ampliado a vantagem aos 24 minutos, quando Jill Roord, sozinha na pequena-área, cabeceou por cima, após um canto.
Portugal, diga-se, teve o mérito de, mesmo nos momentos mais delicados, nunca ter abdicado dos seus fundamentos de jogo, mas revelava uma certa impotência sempre que tentava aproximar-se da baliza adversária, como a ausência de remates em toda a primeira parte, contra os sete das neerlandesas, o demonstrava.
O segundo tempo arrancou com mais uma boa oportunidade para os Países Baixos, com Danielle van de Donk, no coração da área lusa, a obrigar Inês Pereira a uma excelente defesa.
Ainda assim, as portuguesas vieram mais desinibidas do balneário e passaram a criar alguns calafrios ao setor mais recuado adversário, mas continuou a faltar objetividade na definição dos lances. A exceção aconteceu aos 82 minutos, quando a recém-entrada Telma Encarnação rematou para defesa atenta de Daphne van Domselaar.
O triunfo permite aos Países Baixos igualar os Estados Unidos, que tinham vencido o Vietname (3-0) na véspera, no topo do Grupo E. A seleção nacional volta a jogar no dia 27 de julho, frente ao Vietname, novamente a partir das 8.30 horas portugesas.