Com um onze alternativo, a seleção nacional procurará repetir a proeza de 2000 e acabar a primeira fase do Campeonato da Europa só com triunfos. Roberto Martínez confirma Ronaldo e Diogo Costa na equipa inicial.
Corpo do artigo
Termina hoje a fase de grupos do Campeonato da Europa e para a seleção nacional o jogo frente à Geórgia servirá para cumprir calendário, mas é muito mais importante do que isso. Portugal leva duas vitórias no mesmo número de jogos no torneio e, caso vença hoje os georgianos, conseguirá o pleno na fase de grupos, algo que apenas aconteceu por uma vez na história da seleção nacional, no Euro 2000.
Apesar de não influenciar nada a nível de apuramento ou posicionamento no grupo - o primeiro lugar está garantido -, o encontro em Gelsenkirchen tem o peso de manter os níveis de confiança altos depois da boa exibição contra a Turquia, de forma a ir para os oitavos de final na máxima força mental. Basta recuar até ao Mundial 2022, quando Portugal perdeu com a Coreia do Sul, num jogo que também já só era para cumprir calendário. Apesar de no encontro seguinte ter goleado a Suíça por 6-1, essa partida pesou no balneário, numa prova que acabou com a eliminação às mãos de Marrocos.