A seleção portuguesa de voleibol entrou esta quarta-feira da melhor forma no Campeonato da Europa, ao bater a Roménia por 3-0, em jogo do Grupo D da competição, em Telavive.
Corpo do artigo
Na estreia na poule D, que decorre em Israel, Portugal venceu pelos parciais de 25-19, 25-18 e 25-23, e juntou-se à França no topo do grupo, ambos com três pontos, à frente dos anfitriões, que têm dois, e da Grécia, com um, enquanto Roménia e Turquia não têm pontos.
A seleção nacional, que marca presença pela sétima vez numa fase final de um Europeu, e terceira consecutiva, depois de 1948, 1951, 2005, 2011, 2019 e 2021, volta a jogar na quinta-feira, diante da França, a partir das 15 horas (hora de Lisboa).
As quatro primeiras seleções de cada um dos quatro grupos apuram-se para os oitavos de final.
A edição de 2023 é coorganizada por Itália (campeã europeia e mundial em título), Bulgária, Macedónia do Norte e Israel, e decorre até 16 de setembro. As meias-finais (14 de setembro) e a final (16 de setembro) terão lugar em Roma.
O selecionador nacional referiu, após o jogo, que a equipa foi "competente". "Fomos muito competentes tacticamente, e capazes de manter os níveis de concentração ao longo do jogo. Amanhã [quinta-feira], frente à França, o jogo terá características diferentes e vai exigir mais capacidade física da nossa parte. Novo dia, novas tarefas, o mesmo objetivo", disse João José.
"Estou muito contente com a vitória porque resulta do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses. É o primeiro ano que estou a representar a Selecção Nacional e só espero poder continuar a ajudar a equipa a conseguir bons resultados. Amanhã [quinta-feira], frente à França será um jogo diferente e temos de estar preparados para dar o nosso melhor", referiu José Pinto, o melhor pontuador do jogo.