Portugal, Espanha e Marrocos recebem Mundial, Luz apontada às meias-finais
Portugal vai organizar o Mundial 2030, juntamente com Espanha e Marrocos, mas os três primeiros jogos terão lugar na América do Sul com o objetivo de homenagear o continente que acolheu o primeiro Mundial, anunciou ontem a FIFA.
Corpo do artigo
O jogo de abertura realiza-se no Estádio Centenário em Montevideu no Uruguai, palco em 1930 da prova inaugural, os outros dois disputam-se na Argentina e no Paraguai. A final está prevista para o Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, já Portugal é um sério candidato a receber uma meia-final, sabe o JN, e o escolhido seria o Estádio da Luz por ter uma lotação de 65 mil espectadores. A competição realiza-se, pela primeira vez, em seis países e em três continentes, num total de 104 jogos com 48 seleções participantes.
O número de jogos que serão disputados em cada país – Portugal, Espanha e Marrocos – é, neste momento, uma incógnita. A única certeza é que o Dragão e Alvalade, ambos com lotação de 50 mil lugares , além da Luz, serão os únicos anfiteatros lusos na competição tendo em conta as regras da FIFA, que não autorizam estádios com menos de 40 mil espectadores. Nas meias-finais, a capacidade mínima é de 60 mil lugares, já a final tem de ser disputada num recinto capaz de receber 80 mil pessoas.