
Portugal derrotou Itália, Hungria e Polónia no Grupo D do Europeu de futsal
Foto: FPF
Portugal venceu, esta quinta-feira, a Polónia (3-2) na última jornada da fase de grupos do Europeu de futsal e chegará motivado ao duelo com a Bélgica para os quartos de final.
Portugal cumpriu e fechou, esta quinta-feira, o Grupo D só com vitórias, juntando a Polónia à Itália e à Hungria no lote de "vítimas" que já fez neste Campeonato da Europa rumo ao terceiro título consecutivo.
A exibição no 100.º jogo oficial de Jorge Braz como selecionador não esteve ao nível das anteriores e só uma melhoria considerável nos últimos minutos impediu a surpresa que andou no ar durante quase todo o encontro.
Sem nada de substancial em jogo - Portugal já tinha o primeiro lugar garantido e a Polónia já não tinha possibilidade de chegar ao segundo -, a exibição lusa ficou aquém do rendimento mostrado frente a Itália (6-2) e Hungria (5-1) e só esporadicamente em superioridade sobre a congénere polaca.
O ritmo nunca foi muito elevado e nem a inspiração individual veio ao de cima, contando-se o golaço de André Coelho, o segundo português, entre as exceções. A equipa das quinas, que procura o terceiro título europeu, esteve duas vezes em vantagem (Tomás Paçó fez o 1-0), mas nunca encostou a Polónia às cordas, consentindo até várias situações de finalização ao adversário, duas delas eficazes ainda antes do intervalo.
A toada manteve-se na segunda parte, com os polacos a responderem quase sempre às ameaças lusitanas, e só nos últimos minutos é que Portugal se impôs a sério, ainda a tempo de fazer o pleno, com Rúben Góis a fazer o 3-2, após boa jogada de Pauleta.
Nos quartos de final, no sábado, Portugal defronta a Bélgica, que terminou o Grupo C no segundo lugar. Espanha-Itália, França-Ucrânia e Arménia-Croácia são os restantes confrontos que vão definir os quatro semifinalistas.
