Portugal está qualificado para a terceira ronda do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis em ténis, a decorrer até domingo no "Centralito" do Jamor, em Oeiras.
Corpo do artigo
A seleção nacional garantiu a presença na ronda com a Estónia ou a Bósnia e Herzegovina, depois de vencer o encontro de pares entre Frederico Gil e Leonardo Tavares e os cipriotas Rares Cuzdriorean e Eleftherios Christou, pelos parciais de 6-2, 6-1 e 6-3.
"Os jogadores deram o máximo e foram muito responsáveis na representação do seu país", disse o seleccionador nacional, Pedro Cordeiro, sublinhando que tem preferência pela Estónia na eliminatória de 17 a 19 de Setembro, que decidirá quem será promovido ao Grupo Ida Taça Davis em 2011.
Com o triunfo, Portugal ampliou para 3-0 a vantagem na eliminatória, que se iniciou na sexta feira, com os triunfos de Rui Machado sobre Rares Cuzdriorean (6-3, 6-0 e 6-3) e de Frederico Gil no confronto com Philippos Tsandaridis (6-0 e 6-1, com o cipriota a desistir devido a lesão antes da terceira partida).
A eliminatória com o Chipre, disputada à melhor de cinco partidas, conclui-se no domingo, com os dois últimos encontros de singulares.
Portugal e Chipre defrontam-se pelo terceiro ano consecutivo na Taça Davis.
A primeira vez aconteceu em 2008, no Porto, com a selecção portuguesa a impor-se por 5-0 aos cipriotas, sem Marcos Baghdatis, finalista do Open da Austrália e actual 26.º na hierarquia mundial.
No ano passado, em Nicósia, capital do Chipre, o seleccionado cipriota, com Baghdatis, venceu por 3-2.
A nação que vencer esta ronda garantirá a presença na terceira e última eliminatória frente à Estónia ou à Bósnia e Herzegovina, selecções que estão empatadas a um encontro e que decidem no domingo qual delas se qualifica.
O vencedor da terceira eliminatória, de 17 a 19 de Setembro, assegurará a promoção ao Grupo I da Taça Davis em 2011.