Após o nulo ao intervalo, a seleção portuguesa construiu um resultado volumoso na segunda parte e entrou a ganhar, na luta pela ida ao Euro 2027. Estreia feliz de Luís Freire, novo selecionador das quinas, neste escalão.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de sub-21 venceu, na noite desta sexta-feira, em Barcelos, a congénere do Azerbaijão, por 5-0, no primeiro jogo da fase de apuramento para o Europeu deste escalão.
Depois de uma primeira parte de domínio absoluto, sem reflexo no marcador, o segundo tempo foi completamente diferente, possibilitando a Portugal traduzir em golos a supremacia exercida, resolvendo sem problemas o encontro.
Até ao intervalo, a melhor ocasião de golo foi de Rodrigo Mora (36 minutos), num remate à barra. O próprio jogador do F. C. Porto seria o autor do primeiro golo (48 minutos), concluindo, na área, uma boa jogada, com assistência de Mateus Fernandes.
O segundo e terceiro tentos não demoraram. Na sequência de um canto, Quenda elevou para 2-0 e, pouco depois, Leonardo Barroso fixou o resultado em 3-0.
Em nove minutos, a seleção das quinas apontava três golos sem resposta e mexia radicalmente na fisionomia do desafio.
O jogo entrou depois numa fase mais morna, ainda quer Portugal tenha sabido elevar novamente a contagem, com Carlos Forbs (73 minutos), a aumentar para 4-0. Na compensação, Vivaldo Semedo fixou o resultado no definitivo 5-0.
O claro êxito lusitano permitiu assim uma estreia positiva de Luís Freire, novo selecionador português de sub-21, equipa que na próxima terça-feira visita a Escócia, para a segunda jornada da fase de qualificação do Euro 2027.