O Clube de Karaté da Maia organiza neste ano a XV edição do seu torneio internacional, que terá lugar no próximo dia 25, no Pavilhão Municipal do Corim, em Águas Santas, na Maia. Atletas de renome internacional (alguns campeões do Mundo e da Europa) estarão entre os cerca de 800 participantes, mais de metade crianças até aos 12 anos.
Corpo do artigo
Em virtude das limitações de espaço, a organização viu-se obrigada a declinar inscrições, tentando, assim, que o evento se torne mais dinâmico e funcional.
Nesta edição, além dos atletas nacionais (alguns deles, como é o caso de Nuno Moreira, do Clube de Karaté da Maia, integram a seleção portuguesa), estarão na Maia karatecas de Brasil, Espanha, França, Alemanha, Marrocos e China.
As prestações dos atletas (desde os cinco aos 40 anos) serão realizadas nas vertentes de kumite (combate) e de kata (formas).
O Portugal International Karate Open surgiu há 15 anos, quando a Junta de Freguesia de Águas Santas solicitou ao Clube de Karaté da Maia que organizasse um evento por forma a participar nas comemorações do 25 de Abril.
Durante os primeiros anos, a iniciativa designou-se Torneio 25 de Abril e a sua missão era colocar em prova sobretudo os karatecas mais jovens, em fase de formação, atingindo rapidamente as 650 participações. "Era uma festa para as crianças", lembra António Moreira, presidente do Clube de Karaté da Maia. "Todas saíam com pelo menos uma medalha: a de participação".
Com o passar dos anos, a prova abriu as portas a cada vez mais atletas, mudando de denominação para Maia Open. Nesta fase, o número de participantes ultrapassou os mil, oriundos de Portugal continental e das regiões autónomas, bem como de Espanha, Bélgica, França e Marrocos, entre outros países.
Atualmente, a organização optou por colocar o nome do país no evento, com o intuito de aumentar cada vez mais a visibilidade em termos internacionais.