Equipas portuguesas estão a recuperar terreno relativamente aos Países Baixos, mas a desvantagem na luta pelo sexto lugar do ranking ainda é grande
Corpo do artigo
As vitórias obtidas pelo Benfica e pelo Vitória de Guimarães sobre o Atlético de Madrid e o Celje, respetivamente, colocaram Portugal na liderança do ranking da UEFA desta época, embora a jornada europeia ainda inclua, esta quinta-feira, as partidas da Liga Europa e da Liga Conferência.
Desde o início de 2024/25, Portugal soma 6,800 pontos, à frente da Chéquia (6,500) e da Inglaterra (6,000), estando a recuperar terreno relativamente aos Países Baixos (4,333), o grande adversário na luta pelo sexto lugar do ranking, que permite apurar três equipas para a Liga dos Campeões.
Na tabela geral, calculada a cinco anos, Portugal continua no sétimo posto, com 52,816 pontos, enquantos os Países Baixos somam 56,233. Esta quinta-feira, as equipas lusas em ação são o F. C. Porto e o Braga, que defrontam Manchester United e Olympiacos, na Liga Europa.
Quanto aos neerlandeses, têm o Ajax a jogar fora com o Slavia de Praga, o AZ Alkmaar a visitar o Athletic Bilbau e o Twente a receber o Fenerbahçe, na mesma competição.