A seleção portuguesa de basquetebol derrotou, esta quarta-feira, a Estónia, por 65-68, e vai estar pela segunda vez nos oitavos de final de um Campeonato da Europa.
Corpo do artigo
Na quinta e decisiva jornada, os "linces" estavam obrigados a vencer para terminarem o Grupo A nos quatro primeiros lugares e conseguiram-no, apesar de irem para o intervalo com uma desvantagem de cinco pontos.
Para além disso, no início do terceiro período Neemis Queta foi expulso por dupla falta técnica, mas Portugal reagiu a recuperou no marcador, colocando em vantagem.
A superioridade portuguesa manteve-se no início do quarto e último parcial, antes de a Estónia esboçar uma reação que chegou a colocar em causa o apuramento.
À entrada para os último minuto, Portugal perdia por três pontos, mas Rafael Lisboa apareceu para desequilibrar a favor de Portugal. Primeiro empatou com um triplo e depois marcou quatro lances livres, garantindo o triunfo português.
Nas três anteriores participações em Europeus, Portugal caiu na fase de grupos em 1951 (acabou no 15.º lugar) e em 2011 (21.º, com cinco derrotas em cinco jogos), mas, pelo meio, em 2007, ultrapassou a fase de grupos, terminando no nono lugar.