Derrota na última jornada com as belgas (1-2) atira a seleção portuguesa para o quarto lugar do Grupo B.
Corpo do artigo
A última jornada do Grupo B do Europeu de futebol feminino, que decorre na Suíça, ditou a eliminação da seleção portuguesa, que precisava de um milagre para passar aos quartos de final. Com a vitória da Espanha sobre a Itália (3-1), a equipa das quinas tinha de vencer a Bélgica por quatro golos para chegar ao segundo lugar, mas esse cenário não esteve sequer perto de se concretizar e Portugal acabou mesmo por averbar a segunda derrota na competição (1-2).
As belgas abriram o marcador muito cedo, logo aos três minutos, numa bela jogada concluída pela atacante Wullaert, perante alguma apatia das jogadoras lusas. Portugal entrou mal no jogo, mas durante a primeira parte conseguiu passar a controlá-lo, embora sem criar grandes ocasiões para empatar.
Em cima do intervalo, Ana Capeta podia ter feito o 1-1, mas não foi capaz de desviar a bola da guarda-redes da Bélgica. No segundo tempo, a seleção lusa foi mais ofensiva e Kika Nazareth teve a igualdade nos pés num par de lances de muito perigo, ambos resolvidos pela defesa belga.
A meio da etapa complementar, a Bélgica chegou a festejar o segundo golo, anulado pelo VAR devido a uma falta na jogada, e Portugal continuou a lutar até ao fim em busca do empate, que acabou por surgir aos 87 minutos, por Telma Encarnação, após assistência magnífica de Kika.
Nos descontos, a Bélgica ainda viu mais um golo anulado após consulta ao VAR, mas aos 90+6 minutos surgiu mesmo o golo que ditou a derrota lusa, marcado pela defesa Cayman, num lance com muitas responsabilidades para a defesa de Portugal.