
Leonel de Castro
A seleção nacional de hóquei em patins perdeu, esta segunda-feira, com a Itália, por 3-2, no jogo de estreia no Campeonato da Europa que decorre em Lordelo. Os transalpinos lideram o Grupo A, juntamente com a Espanha, que venceu a França, por 2-1.
Corpo do artigo
Num Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes, praticamente lotado, Portugal entrou a assumir as despesas do encontro, mas a Itália criou muito perigo em contra-ataques e deu imenso trabalho a Xano Edo.
Zé Miranda desperdiçou, isolado, a primeira grande chance da equipa das quinas que, pouco depois, assinou a melhor jogada de todo o desafio, com Rafa Bessa a descobrir Alvarinho, que rematou ao poste. No entanto, seria a Itália a fazer funcionar o marcador, numa jogada rápida em que a seleção da casa ficou a pedir falta: os árbitros mandaram seguir e Malagoli assinou o 0-1.
Portugal restabeleceu a igualdade a dois minutos do intervalo, graças a um grande remate de longe de Alvarinho.
A segunda parte teve três minutos absolutamente alucinantes e que acabaram por se revelar decisivos no desfecho: Rafa, com uma bela execução após assistência de Hélder Nunes, colocou Portugal a vencer pela primeira vez, mas a festa dos adeptos não durou muito.
Gonçalo Alves, azarado, marcou na própria baliza após uma defesa de Xano Edo e, com a partida empatada a duas bolas, a equipa das quinas partiu de imediato para o ataque. Falhou uma oportunidade clara e, no contra-ataque que se seguiu, Verona garantiu o triunfo dos transalpinos.

