A seleção portuguesa de andebol masculino perdeu, esta sexta-feira, com a Espanha, por 30-25, na estreia no Torneio Internacional de Espanha, que serve de preparação para a fase final do Euro2020.
Corpo do artigo
Portugal ofereceu boa réplica à equipa anfitriã na primeira parte, durante a qual esteve quase sempre na frente do marcador - chegou a ter, por várias vezes, três golos de vantagem - e só permitiu que os espanhóis se adiantassem pela primeira vez (16-15) muito perto do intervalo, que chegou com o empate a 17 golos.
A equipa das quinas voltou a iniciar em bom ritmo a segunda parte, chegando a colocar-se em vantagem (20-19), mas, a partir desse momento, a Espanha, uma das seleções mais fortes da atualidade, obteve por duas vezes um parcial de 4-0 e construiu uma vantagem confortável.
A formação liderada pelo selecionador Paulo Pereira volta a entrar em ação no sábado, frente à Rússia, que esta sexta-feira se impôs pelo mesmo resultado (30-25) à Polónia, fechando a participação no torneio espanhol no domingo, perante a seleção polaca.
Após 14 anos de ausência, Portugal qualificou-se para o Europeu - competição em que tem como melhor resultado o sétimo lugar alcançado em 2000, na Croácia -, ao terminar no segundo lugar do grupo 6 de apuramento, atrás da França, medalha de bronze no último Mundial.
Portugal estreia-se no Euro2020 a 10 de janeiro, precisamente, frente à França, defrontando a 12 a estreante Bósnia e encerrando a participação na primeira fase a 14 de janeiro, perante a Noruega, finalista vencida no Campeonato do Mundo de 2019 e anfitriã do Grupo D, que se disputa em Trondheim.