A seleção portuguesa de voleibol perdeu com a Espanha, por 3-0 em sets, em jogo relativo ao Grupo E da qualificação para o Europeu feminino de 2026, disputado no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
Corpo do artigo
Depois do triunfo pela margem máxima na visita à Geórgia (3-0), no primeiro encontro da fase de apuramento, a seleção lusa foi incapaz de igualar a maior regularidade espanhola, quer a atacar, quer a defender, e foi derrotada com parciais de 25-20, 25-22 e 25-21.
A equipa das "quinas" ainda chegou a estar a vencer o primeiro parcial por 8-4, mas a Espanha equilibrou e, depois de um empate 19-19, embalou para um parcial decisivo de 6-1, vencendo por 25-20.
A seleção "roja" aproveitou a motivação dos derradeiros pontos do primeiro set, dominou o segundo parcial em todos os aspetos e construiu cedo uma vantagem de oito pontos (13-5), que geriu até ao final (25-22).
No terceiro set, e depois de nova entrada em falso de Portugal, que levou o selecionador Hugo Silva a pedir desconto de tempo com o marcador em 5-1, Portugal melhorou e virou o resultado para 11-9, antes de inúmeros erros, na receção e na defesa sobretudo, comprometerem a reação lusa e ajudarem a Espanha a fechar o encontro (25-21).
Amanda Cavalcanti, com 11 pontos, e Alice Clemente, com 10, foram as melhores marcadoras lusas num desafio em que as espanholas Julia de Paula, com 16, e Lucia Varela, com 12, foram as mais produtivas no ataque.
Após dois jogos, a equipa das "quinas" soma três pontos no Grupo E, os mesmos da Espanha, que se estreou, hoje, na qualificação e recebe, na quarta-feira, a Geórgia, formação sem qualquer ponto, que defrontou apenas as portuguesas.
As seleções vencedoras dos sete grupos de apuramento e as cinco melhores segundas classificadas apuram-se para o Campeonato da Europa de 2026, juntando-se às equipas dos quatro países anfitriões: Azerbaijão, República Checa, Suécia e Turquia.