
Ronaldo foi expulso em Dublin e não joga no domingo com a Arménia
Foto: AFP
Derrota por 2-0 em Dublin, com Ronaldo expulso, deixa em aberto o Grupo F. Para ter garantia de ir ao Mundial 2026, seleção portuguesa tem de ganhar à Arménia no Dragão.
Corpo do artigo
A República da Irlanda derrotou Portugal, esta quinta-feira, em Dublin (2-0), na quinta jornada do Grupo F da zona europeia de qualificação para o Campeonato do Mundo, num jogo em que Cristiano Ronaldo foi expulso aos 61 minutos, depois de ter dado uma cotovelada num adversário.
Leia também Cristiano Ronaldo expulso pela primeira vez na seleção lusa
A seleção portuguesa fez uma exibição para esquecer. No ataque, nunca conseguiu furar a muralha irlandesa, e na defesa deu espaços que a equipa da casa aproveitou. O herói irlandês foi o avançado Troy Parrott, autor dos dois golos da noite, o primeiro aos 17 minutos, na sequência de um canto, e o segundo à beira do intervalo, num remate rasteiro que Diogo Costa não conseguiu defender. Pelo meio, os britânicos ainda remataram ao poste, por Ogbene, aos 38 minutos.
A perder por 2-0 ao intervalo, Portugal continuou a jogar da mesma forma previsível na segunda parte e ficou em inferioridade numérica na última meia-hora. Ronaldo perdeu a compostura e deu uma cotovelada num central irlandês. Inicialmente, o árbitro mostrou o cartão amarelo ao capitão luso, mas, depois de instado pelo VAR a visionar as imagens do lance, decidiu-se pelo vermelho direto.
Até final, a equipa das quinas não foi capaz de reentrar na partida e sofreu uma derrota que deixa as contas do Grupo F em aberto para a última jornada: Portugal lidera com 10 pontos, seguindo-se a Hungria, com oito, e a República da Irlanda, com sete.
Para ter a certeza de que segura o primeiro lugar, sinónimo de apuramento para o Mundial, a seleção lusa tem de ganhar no domingo à Arménia (14 horas), no Estádio do Dragão. O empate também pode chegar, se a Hungria não ganhar à Irlanda em casa ou se vencer por menos de três golos de diferença.

