Portugal perde no duelo ibérico e falha acesso à final do Rugby Europe Championship
Nas meias-finais do Rugby Europe Championship 2025, a jogar no Estádio Nacional, Portugal não levou a melhor sobre a Espanha (31-42) e vai agora disputar o jogo entre o terceiro e quarto lugar da competição.
Corpo do artigo
A seleção nacional foi surpreendida pela Espanha (31-42) e não conseguiu o acesso à final do Rugby Europe Championship 2025, a jogar no Estádio Nacional. Assim, a seleção lusa, que costuma jogar no Restelo, falhou o segundo título europeu do seu historial, após o triunfo obtido em 2004.
A "La Roja" entrou mais agressiva e começou por pontuar com um ensaio, ditando o ritmo de jogo, sendo que os lusos não conseguiram acompanhar e estiveram em desvantagem o tempo todo.
A equipa orientada por Simon Mannix, selecionador nacional, venceu o Grupo B da competição e defrontou o segundo classificado do Grupo A numa eliminatória a uma só mão.
Portugal, com esta derrota, enfrenta agora a Geórgia ou a Roménia, que disputam amanhã a outra meia-final (às 11 horas), no jogo que irá decidir o terceiro lugar da prova.
Portugal, que ao passar no primeiro lugar do grupo, garantiu o apuramento para o Mundial na Austrália, em 2027, juntamente com as outras três seleções que conseguiram marcar presença nas meias-finais e são as primeiras a juntar-se ao lote de 12 nações já apuradas por terem terminado nos primeiros três lugares dos seus grupos no Mundial de 2023, em França.