Concluída a quarta jornada da Liga dos Campeões, Portugal recuperou mais uma décimas no ranking da UEFA em relação aos Países Baixos, na luta pelo sexto lugar. É agora de 3.117 pontos a desvantagem para os neerlandeses.
Corpo do artigo
Portugal e Países Baixos têm dois clubes na fase de Liga da Champions e nesta jornada somaram uma vitória e uma derrota cada. Entre os lusos, foi o Sporting a contribuir com os dois pontos para o ranking, graças ao triunfo (4-1) sobre o Manchester City, uma vez que o Benfica saiu derrotado (1-0) da visita ao Bayern Munique. Nos neerlenadeses, o triunfo pertenceu ao PSV (4-0 ao Girona), já que o Feyenoord perdeu (1-3) em casa com o Salzburgo.
Contas feitas, Portugal recuperou umas décimas em relação aos Países Baixos, beneficiando do facto de todos os pontos conquistados pelas cinco equipas neerlendesas terem de ser divididos por seis, devido à eliminação do Go Ahed Eagles na Liga Conferência nas pré-eliminatórias. Portugal conseguiu o pleno no apuramento e tem um quinteto nas fases de liga das três provas da UEFA, pelo que todos os pontos amealhados são repartidos por cinco.
Deste modo, os Países Baixos continuam no sexto lugar do ranking da UEFA, com 57.733 pontos, e Portugal no sétimo, com 54.616 pontos. A diferença entre ambos passou a ser 3.117 pontos, quando antes do arranque da jornada se cifrava em 3.184 pontos. Ganhos mínimos, que F. C. Porto, Braga (ambos na Liga Europa) e V. Guimarães (Liga Conferência) podem aumentar se vencerem esta quinta-feira os seus jogos.