Seleção das quinas foi muito melhor que a rival francesa e venceu (3-0) a final da prova disputada em Tirana, capital da Albânia. Bino Maçães é o homem do leme da equipa que conquistou a competição.
Corpo do artigo
A seleção nacional bateu a França, na Albânia, por 3-0, e é campeã europeia do escalão de sub-17 pela sétima vez, contablizando os sucessos alcançados nos sub-16, escalão em que se disputava a competição até 2021. Depois de empatar a zeros e perder o primeiro lugar da fase de grupos para os galos, a equipa das quinas dominou maior parte do jogo.
Portugal entrou forte no jogo e sempre com ocasiões perigosas, mas só abriu o marcador à meia hora de jogo, com Anísio Cabral a aproveitar o ressalto dentro da área francesa.
Ainda antes do intervalo, Duarte Cunha ampliou a vantagem para dois golos de diferença, num grande desenho coletivo. Depois de uma primeira parte de sonho, a França não conseguiu reagir e sofreu o 3-0, marcado por Gil Neves, acabado de entrar.
Nas meias-finais, os portugueses derrotaram a Itália nos penáltis (2-2, 4-3 em g.p.), enquanto a congénere da França venceu a Bélgica (3-2).
Veja os golos da conquista: