Portugal sagra-se campeão europeu sub-17 de hóquei em patins ao vencer a Espanha
Portugal sagrou-se este sábado campeão europeu de sub-17 de hóquei em patins pela 15.ª vez, ao vencer a Espanha, por 5-2, em Olot, em Girona, ao recuperar de uma desvantagem para reconquistar o título que fugia desde 2017.
Corpo do artigo
No Pavilhão Josep Jou, em Olot, os espanhóis, pentacampeões europeus, até entraram bem, com um golo de Marc Orús, aos 11 minutos, mas a seleção lusa não acusou a desvantagem e chegou ao empate por João Almeida, aos 13, com um remate forte.
Com os guarda-redes Bruno Torres e Marti Pallejà em evidência, anulando as sucessivas situações de perigo para as suas balizas, Portugal chegou à vantagem com um golo de Martim Nunes, aos 27 minutos, concretizando a reviravolta no marcador.
Aos 37 minutos, tirando partido do espaço permitido pela formação espanhola, lançada na procura do empate, Portugal aumentou para 3-1 por Tomás Almeida e para 4-1 por Samuel Araújo, na conversão de um livre direto com uma 'picadinha'.
Com a 'mão' praticamente no troféu que conquistou pela última vez em 2017 e que se encontrava na posse da Espanha, a seleção lusa ainda elevou para 5-1 no derradeiro minuto de jogo por Martim Nunes e sofreu também o 5-2 na conversão de um livre direto por Nico Sama.
Portugal conquista em Olot, em Girona, o seu 15.º título da categoria, que tem em Espanha o país mais titulado, com 22, em 43 edições. A Itália fecha o pódio de vencedores com seis triunfos.
Para chegar à final, Portugal deixou pelo caminho nas meias-finais a França (6-2) e nos quartos de final a Áustria (9-0), após ter terminado na primeira posição do Grupo A, com vitórias frente a Itália (3-1) e França (6-0) e um empate a 1-1 com a Espanha.
O terceiro lugar foi alcançado pela Itália, que venceu por 3-2 a França, quarta classificada. No jogo de definição dos lugares seguintes, a Alemanha foi quinta ao vencer por 1-0 a Suíça (sexta) e a Inglaterra sétima após vencer por 3-0 a Áustria (oitava).