Portugal perdeu por um ponto (83-82) em casa da Eslovénia, na fase de apuramento para o Campeonato da Europa, num jogo onde esteve quase sempre em vantagem, mas claudicou nos segundos finais. Apesar do desaire, lusos continuam em boa posição para irem ao Euro2025.
Corpo do artigo
Derrota com sabor amargo para Portugal no duelo com a poderosa Eslovénia, com a equipa nacional a recuperar de uma entrada menos conseguida do jogo, assumir a dianteira do marcador ao longo de quase toda a partida, mas cedendo a 14 segundos do fim, permitindo que o adversário vencesse por uns escassos 83-82.
Ao contrário do jogo de sexta-feira, frente a este adversário, que Portugal venceu por 82-74, a equipa das quinas não conseguiu, desta vez, uma entrada tão demolidora, sobretudo porque a Eslovénia esteve bem mais concentrada e eficaz.
Os lusos, mesmo perdendo o influente Gonçalo Delgado, por lesão, nos minutos iniciais, ainda mantiveram, por algum tempo, o equilíbrio, mas a qualidade individual do adversário foi dilatando o resultado, impulsionado pela inspiração de Prepelic nos lançamentos de três pontos.
A equipa das quinas mostrava, por outro lado, algumas dificuldades na finalização, com alguns lances falhados e desconcentrações defensivas, que fixou um 24-17 no final do primeiro período.
No segundo parcial, os eslovenos voltaram a entrar melhor, cavando ainda mais o fosso no marcador, mas Portugal teve uma reação fantástica, e com inspiração de André Cruz, foi encurtando a desvantagem com uma prestação, pragmática, em crescendo, que valeu a reviravolta no marcador, chegando ao intervalo a vencer por 49-44.
No regresso do descanso, o jogo manteve-se equilibrado, com Portugal a manter a curta vantagem ao longo de quase todo o período, e mesmo com uma reação eslovena a conseguir manter a vantagem, com um 68-66, levando todas as decisões para os últimos 10 minutos.
Aí os lusos até entraram bem, mas a Eslovénia foi mostrando eficácia total e foi encurtando a desvantagem, conseguindo, a 14 segundos do fim, colocar-se em vantagem, por apenas um pontos, que Portugal já não conseguiu inverter, sofrendo um desolador desaire por 83-82.
Com este resultado, Portugal ainda não conseguiu garantir o apuramento para o Campeonato da Europa de 2025, mas mantêm-se em boa posição, seguindo, à condição, no segundo lugar do grupo A, com seis pontos, em quatro jornadas, menos um que Eslovénia, e à frente de Israel e Ucrânia, que jogam hoje, numa poule onde passam os três primeiros classificados.