Portugal venceu, esta quarta-feira, a França (3-1) e garantiu a vitória do grupo A no europeu de Hóquei em Patins, que se discute na zona de Barcelona. João Souto, Henrique Magalhães e João Rodrigues assinaram os tentos lusos. Portugal enfrenta a Inglaterra (17.30 horas) nos quartos de final da competição.
Corpo do artigo
Depois do triunfo frente à Itália (7-4) e um empate diante da Espanha (3-3), bastava o triunfo à seleção para garantir o primeiro lugar no grupo A. Nesse sentido, Renato Garrido manteve apenas Hélder Nunes e João Rodrigues do cinco base dos duelos anteriores.
Depois de uma fase de muita luta e com poucas oportunidades, embora as melhores chances até tivessem sido para o lado francês, o técnico nacional chamou Gonçalo Alves e Henrique Magalhães, figuras do cinco base, e também João Souto que acabou por inaugurar o marcador. O jogador leonino desviou um remate cruzado de Gonçalo Alves. Em vantagem a formação lusa teve um golo anulado e falhou uma grande penalidade.
No segundo período, os gauleses aproveitaram um cartão azul a Nuno Santos, que deixou a formação portuguesa em inferioridade, para empatarem. Fabien Barengo encontrou Carlo Di Benedetto que fez abanar as redes de Xano Edo.
Na reação, Gonçalo Alves foi infeliz já que levou a bola ao poste após um livre direto. A meio da segunda parte, Portugal acelerou o ritmo e intensidade da circulação no ataque. Um remate potente de Henrique Magalhães devolveu a liderança à formação lusa que marcou quase de seguida num desvio de João Rodrigues.
Numa posição confortável, a equipa geriu a vantagem e deixou correr tempo. Esta quinta-feira defronta a Inglaterra (17.30 horas) nos quartos de final da competição.