A seleção portuguesa de futsal venceu, esta quarta-feira, os Países Baixos 4-2, num jogo em que, apesar do triunfo, revelou-se perdulária, da segunda jornada do Grupo 7 de apuramento para o Campeonato da Europa de 2026.
Corpo do artigo
Numa noite em que o jogador João Matos atingiu um feito inédito no futsal nacional, somando a 209.ª internacionalização e superando a histórica marca de Arnaldo Pereira, a equipa nacional entrou no desafio a assumir o controlo, numa postura dominadora.
Os lusos cedo materializaram o domínio em claras oportunidades de golo, algumas devolvidas pelos ferros, outras desperdiçadas em posição privilegiada, fazendo desesperar o selecionador Jorge Braz.
O técnico nacional só suspirou de alívio, quando, aos 15 minutos, Tiago Brito, assistido por André Coelho, um dos mais inconformados na equipa das quinas, inaugurou o marcador, num forte remate que devolveu alguma tranquilidade à equipa.
Do outro lado, os neerlandeses quase sempre focados em defender, só ameaçaram a baliza contrária a partir do quarto de hora, mas sem volume para beliscar a vantagem de Portugal ao intervalo.
No regresso do descanso, a toada do desafio manteve-se, com a equipa nacional mais vocacionada para o ataque e a retirar frutos disso logo aos 22 minutos, com Diogo Santos a beneficiar da pressão de Kutchy sobre um adversário, para recuperar a bola e atirar para o 2-0.
O segundo golo de Portugal não conseguiu, ainda assim, derrubar a crença dos neerlandeses, que, um pouco mais tarde, e num espaço dois minutos, capitalizando dois erros defensivos de Portugal, resgatou, de forma surpreendente, o empate, com os tentos de Ismail Ouaddouh e Tevfik Ceyar, aos 27 e 28 minutos.
Os portugueses tiveram, de novo, de arregaçar as mangas, mas conseguiram uma pronta resposta, com o experiente Pany Varela, na sequência de um canto, a desferir um forte remate para o 3-2, aos 29.
Nos últimos minutos, Portugal continuou a ter maior ascendente, mas já com algumas cautelas, acabando por só resolver a partida no derradeiro minuto, com Diogo Santos a bisar para o 4-2 final.
Portugal volta a jogar no Grupo 7 de apuramento para o Euro2026 em 31 janeiro de 2025, numa deslocação à Macedónia do Norte, para a terceira jornada da poule.
A seleção lusa, que venceu as duas últimas edições do Europeu de futsal, em 2018 e 2022, lidera o grupo, com seis pontos, mais três do que os Países Baixos, segundos, enquanto Andorra e Macedónia do Norte ocupam os dois últimos lugares, com um ponto cada.
Os vencedores dos 10 grupos de qualificação garantem presença direta na fase final, juntando-se aos anfitriões Letónia e Lituânia, enquanto os oito melhores segundos colocados irão disputar um play-off para definir os últimos quatro apurados.
O próximo Europeu de futsal vai decorrer entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.